Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Seminário

Feminismo e diversidade de gênero são abordados em evento no CNAT

Os temas foram pautados durante o Seminário em Gênero, Educação e Diversidade que termina nesta sexta-feira, dia 18

Publicada em 18/12/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Wenderval Gomes

Com o objetivo de disseminar a discussão de gênero, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NEGêDi) está promovendo o 1º Seminário em Gênero, Educação e Diversidade do Campus Natal Central do IFRN. O evento começou ontem, dia 16, e segue até dia 18, com mais de 760 inscritos e com o tema “Construindo as relações étnico-raciais, culturais e de gênero, como instrumento de combate às opressões”.

Feminismo, transfobia, homoafetividade, gênero, raça e etnia são algumas das temáticas que estão sendo abordadas em rodas de conversas, oficinas e palestras. Além disso, o evento oferece um minicurso sobre “Gênero e Diversidade na Escola”, voltado para professores, alunos e comunidade civil organizada.

“Nosso objetivo é difundir e discutir a problemática de gênero no campus. Dar visibilidade e atenção às questões feministas e LGBT, as quais são reconhecidas, mas não são trabalhadas pelos professores e servidores. Precisamos organizar e disseminar o debate desses grupos, ampliando e levando conhecimento a todos da nossa sociedade”, observa a professora e coordenadora do seminário, Socorro Silva.

Estatísticas, relatos e casos de transfobia, foram abordados pela presidente da Atransparência/RN, Rebecka de França, que também é aluna do segundo período de Geografia do CNAT. Na ocasião, Rebecka trouxe dados e enfatizou a importância da disseminação do tema. Ela ainda criticou a decisão da Assembleia Legislativa do RN de retirar a discussão de identidade de gênero do Plano Estadual de Educação. “Não bastasse o Estado, o município de Natal também é ausente à discussão do tema no plano municipal, disse a estudante, que ainda observou: “É por isso que parabenizo o IFRN, por dar exemplo de educação de qualidade, e saber da necessidade de debater e educar a comunidade acadêmica sobre os assuntos LGBT na escola. Ao contrário do Governo Estadual e Municipal, o IFRN traz em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a discussão da identidade de gênero”, disse. 

A abertura desse segundo dia de evento contou com a participação das drags queens América e Selina Birl, alunas do CNAT, que fizeram uma perfomance artística. Ao final, elas parabenizaram a equipe organizadora por estar, com o evento, “desconstruindo preconceitos e conceitos, e por ajudar a esse tema deixar de ser um tabu na sociedade”. 

Nesta sexta-feira, dia 18, o seminário acontece até às 13h30, com palestra, roda de conversa, oficina e mesa redonda. Currículo e Formação em Gênero e Diversidade na Escola; Homoafetividade e visibilidade lésbica e Transexualidade; e A produção de conhecimento em Gênero e Diversidade na Educação Superior são temas que serão abordados no último dia de evento.  

Confira o cronograma completo aqui

 

 

 

 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas