Evento "A África que nos habita" altera datas de realização

Atividade foi adiada em um mês, tendo início no dia 9 de março

Publicada em 07/02/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O evento “A África que nos habita”, organizado pelos professores Suely Souza e Pablo Capistrano, inicialmente previsto para os dias 9 e 16 de fevereiro, teve sua programação reagendada para os dias 9 e de 16 de março. O evento tem como objetivo discutir a importância da compreensão e dos estudos das influências exercidas pelas culturas africanas na formação do Brasil como o conhecemos. A atividade faz parte do projeto de extensão "Malungos em Cena".

O evento

A partir de uma abordagem multidisciplinar, que busca compreender as culturas do continente africano enraizadas em terras tupiniquins, por meio das diversidades histórica, linguística e antropológica, o evento “A África que nos habita” propõe uma reflexão que fuja dos estereótipos coloniais que construíram a visão que temos de lá, sempre compreendida como uma unidade idealizada e não com a diversidade, a riqueza de culturas, traduzindo-se em um continente amplo, diverso e repleto de diferentes facetas.

O trabalho também é fruto das pesquisas dos docentes, realizadas nos últimos anos, enquanto membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Natal-Central (Neabi/CNAT). O evento está programado para acontecer em duas datas do mês de fevereiro de 2022, em formato presencial, no auditório da Diretoria Acadêmica (Diac) do campus. No primeiro momento, no dia 9 de março, os presentes poderão prestigiar o lançamento do livro “Quilombo Boa Vista dos Negros: cultura, escola e cidadania” de autoria da professora Suély Souza. Também haverá uma mesa redonda intitulada “Uma África no Brasil” com a professora Suély Souza e o professor Pablo Capistrano. No segundo dia, agendado para 16 de março, ocorrerá a palestra “Breve Introdução à história e cultura dos povos Bantu”, proferida pelo professor Pablo Capistrano. Nos dois dias o evento ocorrerá tanto no turno da manhã (das 11h às 12h), quanto no turno da tarde (das 14h30 às 16h30), para possibilitar a presença, além do público externo, de estudantes dos dois turnos diurnos dos cursos regulares do IFRN. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de março.

Acesse:

Formulário de inscrição - A África que nos habita