Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aprovação

Dos quatro aprovados no Brasil em concurso da Escola de Especialista de Aeronáutica, dois são do CNAT

Paulo Guilherme e Dennise Vieira foram aprovados em técnicos de Estradas

Publicada em 03/12/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O maior complexo de ensino técnico da força aérea brasileira aprovou, por meio do exame de admissão, quatro técnicos em Estradas para a Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR). Dentre os quatro aprovados, dois são do Campus Natal Central do IFRN, e os outros dois são do Rio de Janeiro. 

O aluno Paulo Guilherme, do terceiro semestre de Estradas, e a ex-aluna, Dennise Vieira, recém-formada em Estradas, foram aprovados no concurso de adaptação à graduação de sargento da Força Aérea Brasileira (FAB). O processo seletivo contou com cinco etapas, entre provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

Paulo Guilherme observa as dificuldades enfrentadas para tentar a aprovação. “Além da dificuldade da prova, enfrentamos dificuldades em ir cumprir com as etapas. Os gastos com passagens aéreas foram os que mais pesaram. Mas, no final, o resultado favorável é inexplicável”, afirma o estudante, que continua: “Já tinha o sonho em ser militar, e cursar Estradas no IFRN me deu a oportunidade e o conhecimento necessário para realização desse sonho”. 

O estudante ainda agradece aos seus maiores incentivadores: “Uma das minhas referências é meu pai, que também foi militar. Além dele, agradeço ao professor Enio Amorim, que ajudou na nossa preparação para o concurso, em todas as etapas, e também ao professor Alexandre Spotti e ao diretor do campus, professor José Arnóbio. E que nós possamos servir de exemplo para outros alunos”, pontuou Paulo, que carrega no currírulo um estágio na Angola, onde atuou como cadista na cidade Kalandula. 

Já Dennise Vieira, que em março se formou em Estradas no CNAT, está ansiosa para o dia 10 de janeiro de 2016, data em que os novos concursados serão apresentados em Guaratinguetá (SP), para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, em regime de internato militar. “Estou ansiosa. Estava com muita expectativa nesse concurso. Agradeço ao meu colega Manoel Queiroz, que me incentivou a tentar a vaga e, consequentemente, conseguir essa realização”, disse a futura sargento da Aeronáutica, finalizando: “Minha família está muito orgulhosa”. 

Manoel Queiroz é ex-aluno do CNAT, que também foi aprovado para Escola de Especialista de Aeronáutica, no ano passado. Hoje, ele atua no comando de Brasília, na Capital Federal, na execução de pavimento rígido de táxi e estacionamento de aeronaves militares. “Na época em que fui aprovado, fui o único do país. Eu já era soldado, mas queria tentar o oficialato; e não parei, estou fazendo Engenharia Civil, para tentar um novo cargo”, observa o 3º sargento, que está em Natal de férias. 

O diretor-geral do CNAT, professor José Arnóbio, ressalta a importância dessas aprovações para a realização profissional. “Em uma sociedade extremamente competitiva, ser aprovado em concurso, e, principalmente, para um cargo em sua área, é uma conquista indescritível. Fico orgulhoso em ver nossos alunos evoluindo e conquistando seu espaço no mercado de trabalho”. 

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas