Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CULTURA

Doces do Seridó Potiguar é um dos projetos aprovados no Programa Mais Cultura nas Universidades

Um dos objetivos da proposta é fortalecer os arranjos da economia criativa e da cultura alimentar das doceiras do Seridó

Publicada em 21/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Recentemente o IFRN teve 21 projetos aprovados pelo Programa Mais Cultura nas Universidades. Desses, 4 vão ser desenvolvidos no Campus Natal Central. Um deles é o “Doces do Seridó Potiguar: criação, implantação e manutenção de um espaço museal digital”. A professora Maria Isabel Dantas, responsável pela proposta, conversou com a Equipe de Comunicação do CNAT e deu mais informações sobre o projeto.

De acordo com a professora, um dos objetivos é fortalecer os arranjos da economia criativa e da cultura alimentar das doceiras da região seridoense. “Percebi nas minhas pesquisas que existem muitas famílias do Seridó que têm a produção de doce como meio de vida, de renda. Apesar das transformações na forma de produção desses doces, há uma resistência por parte de muitas famílias em continuar ”, esclarece Isabel.

Ainda de acordo com ela, a produção de doce tem um papel importante na cultura da população seridoense. O projeto Doces do Seridó Potiguar vem para firmar a preservação dessa cultura, registrando em um site textos sobre histórias, memórias e relevância socioeconômica da doçaria, de receitas, ensaios fotográficos, vídeos, entrevistas (doceiras, comerciantes e comensais), biografias de doceiras, mapa de locais de produção e de comercialização de doces e contatos, roteiros gastronômicos, feiras, cursos, exposições e outros eventos, um verdadeiro museu digital sobre doces.

A ideia de se criar um site surgiu da necessidade identificada em campo. “Cada vez que íamos a campo as pessoas sempre perguntavam onde iam ser divulgados, e daí comecei a perceber a necessidade de socializar esse corpo de conhecimento através de um site”, explica.

Segundo a professora, até o final do ano a comunidade terá acesso ao site, que já está sendo desenvolvido e passando por melhorias, um projeto desenvolvido pelos membros da base de pesquisa Cultura, Arte e Sociedade (CASO).

O Mais Cultura nas Universidades é uma parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação, que visa desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas