Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Diretoria de Extensão

Diretoria de Extensão: parcerias que fortalecem

Novo gestor planeja intensificar parcerias com o mundo do trabalho e com segmentos sociais

Publicada em 05/05/2020 Atualizada há 1 ano

Foto cedida

Melquíades Pereira é professor da DIATINF e está na Instituição há 11 anos. Como professor, ministra disciplinas nas áreas de Gestão Financeira e Métodos Quantitativos. Atuou nas funções de coordenador dos cursos Técnico em Comércio (Zona Norte), Tecnologia em Gestão Pública (Natal-Central) e Técnico em Administração (Natal-Central).

Com graduação acadêmica e doutorado em Administração pela UFRN, o servidor é especializado na área financeira, com experiências anteriores ao IFRN na área de Administração Financeira. O novo diretor de Extensão já desenvolveu projetos de Pesquisa e Extensão, incluindo captação de recursos pelo CNPq e atualmente coordena a parceria do IFRN com a Escola do Governo do RN, que visa capacitar servidores do Estado na área de Gestão Pública.

Consciente da importância do trabalho em equipe e do estabelecimento de parcerias com a sociedade para o desenvolvimento de um trabalho frutífero na área de Extensão, o novo gestor resume numa frase o sentimento de força coletiva: "Juntos somos mais fortes, vai dar certo!". Confira na íntegra a entrevista a seguir.

- Quais serão as principais ações planejadas para a Diretoria de Extensão?

As ações  da Diretoria de Extensão, que estão alinhadas ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026), são: fortalecer programas e projetos de extensão e promover a articulação com o mundo do trabalho e com os segmentos sociais.

O nosso ponto de partida será conhecer o setor e ouvir a comunidade do Campus para obter críticas e sugestões. Precisamos entender o histórico dos programas, dos projetos, das ações, dos serviços, dos registros de software, das patentes, das ações culturais e da saúde, de forma consolidada, em um portfólio do Campus, para servir como arcabouço em busca de novas parcerias.

A partir desse diagnóstico, buscaremos desenvolver, em paralelo com a equipe. um plano de atividades para o nosso período de atuação. Gostaria de destacar a excelente qualidade dos profissionais que atuam hoje na Direx (COPREC e CEE), estou muito animado com o potencial dos profissionais que lá atuam. Gostaria também de parabenizar os líderes de todos os projetos aprovados no início do ano e destacar os projetos da Terceira Idade e Programa Mulheres Mil, com o prof. Gustavo Brito, que é grande parceiro.

- Quais os objetivos dessas ações?

Os objetivos serão alinhados ao PDI: 
ampliar o número de projetos, principalmente focando em parcerias interinstitucionais; incentivar o número de projetos de ação social, como forma de ampliar a ajuda à comunidade; alinhar os núcleos de extensão e pesquisa, em parceria com a FUNCERN e  com a incubadora, como forma de fomentar a inovação e o empreendedorismo; aumentar o número de visitas às instituições públicas e privadas, em busca de parcerias; fomentar o acesso discente ao mercado de trabalho, por meio dos programas de Jovem Aprendiz e Estágio.

- Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar à nova Diretoria de
Extensão?

Esperamos contribuir de forma positiva para atingir os objetivos da diretoria. Acredito que o meu perfil seja um pouco diferente dos outros gestores em relação à minha formação, o que possibilita agregar novos elementos. O nosso foco será a melhoria do envolvimento da comunidade na extensão, para isso, buscaremos dar mais fluidez aos processos citados. Gostaria de aproveitar o espaço e parabenizar os professores Luis Antônio e Renier Dantas, que deram excelentes contribuições ao setor e espero dar continuidade ao trabalho que desenvolveram.

- Quais são os principais desafios da Diretoria de Extensão?

Estamos em um ano totalmente atípico ao normal. Além da pandemia que está modificando a forma com que trabalhamos, há a redução orçamentária e ainda os conflitos na nossa instituição que confrontam os nossos princípios democráticos. Então, teremos que contornar juntos esses fatores e dar continuidade ao nosso papel social. Aproveito o espaço para dizer que estou muito feliz em participar da equipe de novos gestores e confiante no futuro do nosso Campus.

 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas