Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

POLÍTICA

Debate reúne candidatos a prefeito de Natal

Iniciativa foi promovida por estudantes do Campus Natal Central, Sinasefe e Direção Geral/CNAT

Publicada em 20/09/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Cadeiras vazias representam o não comparecimento de candidatos. Foto: Tânia Carvalho

Auditório cheio, discussão democrática, questionamentos equilibrados e, apesar de leves alfinetadas políticas, respeito entre os candidatos. Assim foi marcado o Debate eleições 2012: Juventude e Política, realizado na noite dessa quarta-feira (19/09) no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal Central.

O debate, que durou cerca de uma hora e meia, teve início por volta das 19h com a presença de quatro dos seis prefeitáveis de Natal – Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Robério Paulino (PSOL) e Rogério Marinho (PSDB). O candidato Roberto Lopes (PCB) confirmou presença mas não compareceu, enquanto que Carlos Eduardo comunicou sua ausência em virtude de outras atividades.

Alocados por ordem alfabética, os candidatos receberam a mediação do jornalista Túlio Lemos e tiveram suas propostas diluídas em quatro blocos. O primeiro bloco foi dedicado à apresentação dos planos de governo de cada candidato.

Obedecendo a ordem do sorteio, o primeiro a expor foi Rogério Marinho, que explicou como construiu seu plano, dando ouvidos à população sobre os diversos problemas que afligem a cidade. Em seguida, Robério Paulino fez sua apresentação e ao final destacou a importância da recente participação estudantil nos problemas de mobilidade urbana da cidade.

Fernando Mineiro, o terceiro a iniciar, parabenizou a escola pela iniciativa e comentou sobre seu plano que tem por base cinco eixos temáticos: planejamento urbano; desenvolvimento econômico, sustentável e solidário; políticas sociais e garantias de direito; gestão democrática e projetos especiais. Encerrando o primeiro bloco, Hermano Moraes, lembrou que, assim como Robério Paulino, é ex-aluno da Instituição e direcionou seus cinco minutos de fala para a relevância de uma administração compromissada e ficha limpa.

No segundo bloco, houve a participação do público. Cada candidato respondeu a uma pergunta da plateia enquanto que outro candidato sorteado fazia um comentário sobre o questionamento, que foi encaminhado durante o evento ou previamente via e-mail. Já no terceiro bloco o debate ganhou mais fervor com os questionamentos dos candidatos entre si.

Antes de iniciar o quarto e último bloco, formado pelas considerações finais, o diretor geral Arnóbio Araújo agradeceu a participação dos políticos e do público presente. “A participação coletiva é que faz o diferencial, tanto na nossa cidade como em nosso Instituto”, frisou o diretor.

Para os alunos e representantes das entidades estudantis - Grêmio Estudantil Djalma Maranhão (GEDM) e Coletivo Todos os Gritos – a avaliação do debate foi positiva. “Lamentamos a ausência dos outros candidatos, que poderiam incrementar ainda mais o debate. Mas a discussão cumpriu com as nossas expectativas de estimular a comunidade a conhecer um pouco mais de perto  as propostas dos candidatos”, comentou Débora Souza, presidente do GEDM.

O estudante Matheus Graça, do Coletivo Todos os Gritos, também fez sua ponderação. “Ficou claro quem sabe dialogar com a juventude”. Sobre a realização do evento, ele comenta: “É uma grande vitória realizar um evento dessa magnitude e a direção geral provou que é uma gestão democrática. Todos saíram ganhando, comunidade e candidatos. A voz foi cedida a todos”, completou.

 

Saiba mais sobre o debate nas páginas dos candidatos:

Fernando Mineiro

Hermano Morais 

Robério Paulino

Rogério Marinho

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas