Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Curso de artesanato para mulheres começou nesta quinta-feira (26)

A intenção é produzir materiais que possam ser comercializados

Publicada em 26/07/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Mulheres aprendem a fazer artesanato como capacitação profissional. Foto: Arquivo.

 

A Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central (DIREX/CNAT) realizou oficina inaugural na área de artesanato destinada às mulheres. "Esse curso é fundamental, pois está trazendo a comunidade para dentro da nossa Instituição. Eu sempre digo que o sonho é fundamental para o ser humano e nós temos que acreditar nos nossos sonhos para se chegar aonde se quer", disse o Diretor do Campus Natal Central, professor Arnóbio de Araújo, durante a abertura do curso, realizada na Sala de Projeções de Construção Civil.

Na ocasião, estavam presentes as mulheres inscritas, o coordenador do projeto, Aurir Marcelino, os professores de artesanato Noelma Ribeiro e Aluizio Bizerra, além das bolsistas Kaliene Gonçalves e Railma Medeiros.

"Nosso curso alia técnica, talento e atividade. É uma oportunidade trabalhar com materiais diversos e através de um processo artesanal fazer envelopes, pastas. Nós temos a etapa úmida e a seca e tanto trabalhamos com papeis recicláveis como os reutilizados. Depois eles serão reproduzidos e vendidos", explica a professora Noelma Ribeiro.

O coordenador do curso, Aurir Marcelino, falou a respeito da importância do projeto "Nosso curso vai melhorar a auto-estima de vocês, além de promover a inclusão no mercado de trabalho. Faremos inclusive a exposição dos produtos para serem vendidos durante a Expotec", comentou.

Com o objetivo de incentivar a capacitação profissional, o projeto habilitará as mulheres, por meio de oficinas, para a fabricação de produtos artesanais a partir dos princípios ambientais da reciclagem, da reutilização e da redução dos resíduos sólidos gerados pela sociedade.

A ideia é produzir materiais que possam ser comercializados e, assim, auxiliem na geração de renda, como envelopes (saco e ofício), pastas para eventos, descanso para copos e pratos, embalagens para presentes, caixa para coleta seletiva e suvenires - chaveiro, porta lápis, porta clips. "Todos somos capazes, basta explorar o potencial de cada um. Aquilo que eu aprendi eu passo para vocês com a maior tranquilidade, porque faço isso com amor", enfatizou o professor Aluizio Bizerra.

Ao todo foram ofertadas 25 vagas. Os encontros serão semanais, das 8h às 11h, durante o período de julho a dezembro de 2012.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas