Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MELHOR IDADE

Cordel, teatro e literatura: o Campus Natal-Central celebra Dom Quixote

Evento ocorreu na segunda-feira (11) no Miniauditório da DIAC

Publicada em 13/11/2019 Atualizada há 1 ano

O projeto envolveu servidores, estudantes e o público participante do Centro de Promoção à Saúde do Idoso. Foto: Edielson Teixeira

Na manhã desta segunda-feira, 11 de novembroo, no Miniauditório da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal-Central, servidores, estudantes e o público presente prestigiaram e homenagearam o livro Dom Quixote, um dos mais célebres clássicos da literatura ocidental. O evento "Una nueva Mancha al Don Quijote" foi organizado pelo Centro de Promoção à Saúde do Idoso, coordenado pelo professor Gustavo Britto, mas contou com a atuação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes, além de vários idosos participantes do projeto.

O destaque da manhã foi a peça teatral homônima de três atos escrita por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol do Campus Natal-Central do projeto de extensão do Centro de Promoção à Saúde do Idoso. Elas atuam como voluntárias no projeto desde o início do ano de 2019, sob a orientação das professoras Girlene Moreira da Silva e Carla Aguiar Falcão. "Essa parceria acontece desde 2018. Esse ano, a professora Carla e eu orientamos duas estudantes. O trabalho é voluntário, mas elas têm a oportunidade de praticar aquilo que elas aprendem na licenciatura", aponta Girlene.

A programação contemplou diversas vertentes da cultura popular através de representações artísticas, como a literatura de cordel e a arte cênica - sempre fazendo referências ou releituras da magnum opus do escritor espanhol Miguel de Cervantes. A partir de uma oficina literária realizada durante as aulas, as alunas da terceira idade tiveram contato com a obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes e de seus desdobramentos artísticos no mundo hispânico e no Brasil. Assim, esse evento surgiu do ensejo de efetuar uma pequena amostra das produções artísticas das alunas realizadas durante as oficinas.

A professora Girlene Silva também destaca o aspecto humano no desenvolvimento pedagógico das alunas. "O mais gratificante desse trabalho é ter a oportunidade de conhecer esse campo de trabalho de ensinar a língua espanhola para um público diferenciado, que são as pessoas da terceira idade. As alunas-professoras desmitificam as crenças e constroem uma nova identidade acerca das pessoas".


Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas