Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MAIS CULTURA

Conheça outra proposta aprovada no Mais Cultura: “Concertos Populares no Seridó”

Projeto envolve a realização de 12 concertos gratuitos abertos ao público com repertório diversificado na região seridoense

Publicada em 22/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Google

Oferecer oportunidade ampla e irrestrita aos seridoenses de vivenciarem um concerto musical é um dos objetivos do Projeto "Concertos Populares no Seridó: para ouvir e compreender música". A proposta é mais uma das aprovadas no Plano Mais Cultura nas Universidades, uma parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação, que visa desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento à diversidade cultural.

Em entrevista à Equipe de Comunicação do Campus Natal Central, o coordenador do projeto, professor Roderick Fonseca, falou sobre a ideia e sua funcionalidade. “É um trio de músicos que vão tocar nas igrejas – onde encontramos um espaço legal, boa acústica e público – músicas instrumentais e clássicas. Além de oferecer à comunidade um bate papo informal contextualizando as músicas que iremos tocar”, explica.

O projeto envolve a realização de 12 concertos, gratuitos e abertos ao público, com repertório diversificado e que remete a um costume secular praticado na Europa e no Brasil. 

O professor explica que apenas algumas cidades da região receberão os concertos. “Inicialmente selecionamos 12. cidades. Algumas igrejas matrizes, como as de Acari e Pau dos Ferros, por exemplo, já estão certas. Outras serão divulgadas em breve. A intenção é fazer um concerto diferente, onde as pessoas possam conversar, dizer o que pensam, cooperar, se souberem tocar, tocar, interagir conosco”, disse.

Roderick explica que, além da troca de conhecimento, ainda existirá um resgate de um costume antigo nas igrejas católicas. “A Missa é um gênero musical e muitas pessoas não sabem disso. Existe toda uma liturgia cantada nesse gênero que foi perdida ao longo do tempo. Essa é uma forma de resgatar um hábito antigo de se tocar nas igrejas”, finaliza. 

A proposta está em fase de implantação e será colocada em prática até o final do ano, onde a população seridoense receberá os concertos. 

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas