Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / Conheça a Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central
CONHECENDO AS DIRETORIAS

Conheça a Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central

02/09/2022 - Diretoria realiza projetos, acompanha estágios e outras atividades

Conheça a Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central

Equipe da Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central.

A Diretoria de Extensão (DIREX) do Campus Natal-Central atua, por meio do Mundo do Trabalho (antiga Coordenação de Estágios e Egressos) e da Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias (COPREC), realizando projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e visitas técnicas.

Funcionando no bloco B do campus, em frente à Praça das Rosquinhas, a diretoria promove ações de caráter educativo, cultural e científico que articulam ensino e pesquisa e envolvem professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Dentre suas atividades, a DIREX atua na realização de projetos de fomento interno e externo, internacionalização, gestão de estágio e de aprendizagem e acompanhamento de egressos. Além disso, o setor também conta com os Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPPs) e projetos de edital de fluxo contínuo.

Fazem parte do quadro administrativo do setor Lúcia Lúcio, como diretora; Alexandre Bittencourt, Ana Carolina Jales, Helena Maria de Souza e Thiago Loureiro, à frente do Mundo do Trabalho, enquanto Bruna Coutinho, Glauber Costa e Renan César conduzem a COPREC. Além disso, compõem também a equipe da diretoria os bolsistas Anna Beatriz Rodrigues, Jéssica Tenório, Leandro Sarmento e Silvana dos Santos.

Lúcia Lúcio conta que através da extensão o IFRN cumpre sua responsabilidade social. "Costumamos dizer que a extensão é extensa porque envolve tanto a questão dos projetos, que podem ser de qualquer natureza, envolvendo cultura, questões sociais e demandas de toda ordem da sociedade, como também as práticas profissionais dos nossos alunos e sua introdução ao mundo do trabalho", declara a diretora.

A COPREC

A Coordenação de Projetos e Relações Comunitárias (COPREC) é o setor que cuida do gerenciamento de projetos realizados junto à sociedade civil. Lúcia Lúcio conta que há um grande volume de cursos no Campus Natal-Central, dentro de 5 diretorias acadêmicas. Dessa forma, são recebidas propostas e soluções diversas dos professores em todos os campos de problemas da sociedade. A coordenação gerencia ações que contemplam demandas de ordem técnica, laudos e entregas que beneficiam o público em vulnerabilidade socioeconômica, como de escolas municipais, por exemplo. Também é função do setor estabelecer parcerias e intercâmbios e fornecer subsídios visando firmar convênios para realização de cursos junto a instituições e empresas.

O Mundo do Trabalho 

Antiga Coordenação de Estágios e Egressos (Cee), o Mundo do Trabalho é o setor que gerencia os alunos egressos, jovens aprendizes e estagiários da instituição, visando culminar em oportunidades de trabalho da mão de obra formada no campus. É função da equipe realizar a gestão de contrato, prospecção de empresas e facilitação da comunicação entre as concedentes e os contratados. São objetivos do setor orientar os estudantes dentro do período de estágios e contribuir para que as relações de trabalho estabelecidas sejam o mais eficientes possível, principalmente no campo da aprendizagem, por entender que esse é o lugar do aluno materializar o conhecimento teórico adquirido e se profissionalizar.

A coordenação entende que o estágio é um momento importante para o desenvolvimento e amadurecimento dos alunos não somente pela experiência técnica adquirida, como também têm a oportunidade de crescimento enquanto cidadãos e sujeitos responsáveis no uso de sua prática reflexiva. Os alunos dos Cursos Técnicos Integrados podem buscar estágio a partir do 2º ano, enquanto os alunos da graduação estão aptos a partir do 3º período ou com o cumprimento de 50% da carga horária do curso

As ações da DIREX: 

Dentre as ações realizadas pela diretoria, constam:

  • Programas - conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter continuado, multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e/ou ensino, envolvendo a participação de discentes e servidores para sua execução; 
  • Projetos - conjunto de atividades processuais contínuas, desenvolvidas por um período mínimo de três meses, com objetivos específicos e prazo determinado, os quais podem ser vinculados ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes e servidores para sua execução; 
  • Cursos - ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos; dentre esses, existem os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária mínima de 8h e inferior a 160h, que são aprovados pelas diretorias acadêmicas do campus e os com carga horária igual ou superior a 160h, os quais são aprovados pelo Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONSEPEX); 
  • Eventos - ação que tem por objetivo promover e divulgar o fazer institucional; 
  • Atividades de Internacionalização – todas as atividades institucionais (promoção de e participação em visitas, eventos, mobilidade, projetos e programas, dentre outras), com o objetivo de inserir o IFRN no âmbito internacional; 
  • Prestação de Serviços - consultorias, laudos técnicos, auditorias, análises, vistorias, perícias e assistência técnica, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais; 
  • Visitas técnicas/gerenciais - ação que tem por objetivo promover e divulgar os cursos ofertados pelo IFRN junto a instituições públicas e privadas, visando a inserção dos discentes e egressos no mundo do trabalho, assim como firmar parcerias e promover as atividades de internacionalização.

A Expotec

A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) é um evento anual com caráter de divulgação científica. Durante a mostra, que neste ano acontecerá de 7 a 11 de novembro, alunos e servidores podem apresentar trabalhos na forma de experimento, pôster, apresentação ou outro formato para divulgar resultados de pesquisas, projetos de extensão, experimentos científicos, práticas laboratoriais ou exposição de novos produtos tecnológicos ou serviço. 

Os objetivos gerais da atividade são estimular, ampliar e aprofundar a integração dos diversos grupos e áreas de conhecimento atuantes na Instituição, abrindo espaço para troca de experiências, divulgação da produção acadêmica e aprofundamento das discussões internas. Além disso, a exposição visa, também, articular ensino, pesquisa e extensão através do encontro com empresas e comunidade em geral. 

Lúcia Lúcio, diretora de extensão, acrescenta que a Expotec também cumpre, como objetivo, inserir os alunos que estão entrando no processo de iniciação científica. "É a chance dele ver um trabalho de pesquisa de sua autoria sendo materializado num artigo científico, num resumo expandido...". "A Expotec é a nossa grande marca e o nosso grande encontro. Conseguimos, nesse momento, conhecer as nossas questões internas e ainda sermos atrativos para a sociedade e para o mercado de uma maneira geral.", conclui a diretora.

 

Dessa forma, a Diretoria de Extensão tem desempenhado um papel essencial no que diz respeito à relevância do Campus Natal-Central para a sociedade. O trabalho realizado beneficia não somente os alunos e servidores, como a própria comunidade externa através de suas ações e contribuição com o mercado de trabalho.

Para entrar em contato: 

  • Telefone: (84) 4005-9998 
  • E-mail: direx.cnat@ifrn.edu.br 

Acesse:

Relação dos projetos de extensão em execução em 2022

Jovem Aprendiz

Mundo do Trabalho (Estágios e Egressos)

Instagram da DIREX

Ações do documento

Página em carregamento