CNAT sedia Workshop sobre Heteroidentificação

Objetivo do evento é contribuir com letramento racial dentro do IFRN

Publicada em 17/01/2023 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen), promove nos dias 17 e 18 de janeiro, o evento “Ações afirmativas e bancas de heteroidentificação”. A atividade acontece no Miniauditório do Bloco C, no Campus Natal-Central, e tem como objetivo contribuir na construção de um processo de letramento racial dentro do IFRN. O evento prepara as comissões locais, institucionais sistêmicas de heteroidentificação em conjunto com políticas de ações afirmativas, tendo como público alvo os membros das comissões do Instituto.

Gilson Rodrigues, professor do Campus Pau dos Ferros e coordenador do Neabi, comenta que a atividade dá prosseguimento a ações anteriores do núcleo: “Essa atividade faz parte de um processo começado no meio do primeiro ciclo formativo para as bancas de heteroidentificação, começada em maio do ano passado. Nós estamos fechando um ciclo, com isso nossas comissões estarão bem treinadas”.

O evento será transmitido no canal oficial do IFRN no youtube e possibilita a participação de todos que não puderem participar das atividades presenciais. A programação conta com a realização de palestras, mesas com expositores, além de simulação de bancas de heteroidentificação.

NEABI

O Neabi é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnico-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do  Ensino, Pesquisa e Extensão.

Dia 1 - dia 17/01

8h30 Mesa de abertura

Professor José Arnóbio de Araújo Filho - Reitor

Professor Dante Henrique Moura - Pró-Reitor de Ensino

Professora Amélia Cristina Reis e Silva - Diretora Pedagógica

Professor José Everaldo Pereira - Coordenador de Acesso Discente

Professor Gilson José Rodrigues Junior - Coordenador Sistêmico do NEABI/IFRN

Mesas - 9h às 10h

Histórico da construção das bancas de Heteroidentificação no IFRN;

Mediação: Thulho Cezar Santos de Siqueira

Expositores: Gilson José Rodrigues Junior e José Everaldo Pereira

10h às 12h - Simulação de Banca de Heteroidentificação com os cursistas no papel de candidatos

14h às 18h - Critérios técnicos e práticos para aplicação das bancas de Heteroidentificação

Dia 2 - dia 18/01

9h às 12h - Simulação de banca de heteroidentificação com os cursistas se alternando no papel de banca e de candidatos seguida de conversa avaliativa sobre a simulação das bancas

14h às 15h30 - Palestra: Desafios às bancas de heteroidentificação - Renato Lima Santos (UFRN)

15h30 às 17h - Roda de conversa sobre a realização das bancas: Procedimentos; Ajustes; Avaliação; Sugestões.

17h às 17h20 - Fala Final de encerramento - NEABI Sistêmico (Nádia Farias e Gilson Rodrigues Jr.).

Canal IFRN

extensao