EVENTO CANCELADO

Cancelado o Seminário Norte-Riograndense de Saúde e Segurança do Trabalhador

Evento aconteceria no final do mês de abril

Publicada em 16/04/2020 Atualizada há 12 meses

O Seminário Norte-Riograndense de Saúde e Segurança do Trabalhador foi cancelado por seus organizadores. O evento aconteceria no dia 28 de abril de 2020, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no Campus Natal-Central do IFRN.
O cancelamento é consequência da decisão da reitoria do IFRN que, por meio da Portaria nº 530/2020, resolveu  suspender as atividades presenciais em todos os campi do Rio Grande do Norte, por orientação do Ministério da Educação, no sentido de minimizar o impacto da pandemia do Coronavírus.
O seminário, que estaria em sua VII edição, seria uma iniciativa em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e tinha por objetivo promover reflexão, disseminação e troca de informações sobre o tema. Seu público-alvo eram alunos, professores e profissionais de segurança e saúde do trabalho, além do público em geral.
Em 2003, o dia 28 de abril foi adotado como a data oficial da segurança e da saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países, sendo organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
Em maio de 2005, foi instituído no Brasil o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121/2005, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano. Segundo dados do último Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), foram registrados mais de 600.000 acidentes de trabalho no Brasil. Desse total, 2.502 pessoas vieram a óbito. O Rio Grande do Norte registrou mais de 6.800 acidentes de trabalho e 19 mortes.
De acordo com o coordenador do evento, professor Cleber Medeiros de Lucena, “A saúde e a segurança dos palestrantes, participantes e da comunidade acadêmica em geral são e devem continuar sendo a nossa principal prioridade”.

extensao