Campus sedia aulas de kickboxing para a comunidade

Treinamentos acontecem três vezes por semana

Publicada em 26/02/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Imagem: Google

Há mais de dois anos, o funcionário terceirizado do Campus Natal Central (CNAT), Josias Marques Bezerra, vem ministrando aulas de kickboxing para a comunidade interna e externa. A atividade faz parte de um projeto idealizado por ele em 2011, quando começou a trabalhar no Instituto.

Graduado pela Federação Norte Rio-grandense de Kickboxing e Esportes de Contato, Josias já ensinava kickboxing, a partir de um trabalho voluntário, para a comunidade do Bairro Nordeste, em Natal. Prestando serviço para o IFRN, ele decidiu também ensinar o esporte à comunidade do CNAT.

Inicialmente, o projeto abrangeria apenas os funcionários, mas, depois de uma articulação com a Direção Geral e com o Grêmio Estudantil, à época, que cedeu os espaços físicos para a prática do esporte, o projeto foi estendido aos estudantes. Esses foram os que mais se interessaram em praticar a atividade e que hoje, formam a turma regular e assídua, em torno de 40 alunos, entre homens e mulheres.

Atualmente as aulas são ministradas em dois segmentos distintos: treino funcional e de combate. O treinamento funcional acontece nas quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, no campo de futebol. Já as aulas de combate são realizadas aos sábados, das 9h às 12h, na sala de judô, próximo ao ginásio.

Josias conta que qualquer pessoa pode participar, desde que ateste, por meio de comprovação médica, aptidão para a prática de atividades físicas. “Além disso, é preciso trazer luva, caneleira e protetor bucal para o treino de combate”, acrescenta.

Na época que o projeto foi iniciado ocorreram inscrições pela internet, mas hoje a maior divulgação é por meio do “boca a boca”. É o caso de Alana Larissa, aluna do Curso Técnico em Edificações, que já tinha praticado karatê e sempre gostou de artes marciais. “Me apaixonei pelo kickboxing, que tem mais ação e contato corpo a corpo do que o karatê”, relata.

A aluna sempre foi incentivada por Josias, que chegou inclusive a convidá-la para participar de competições. A primeira acontece no próximo dia 29 de março, cuja disputa será uma seletiva para uma competição estadual. “Ele disse que eu tinha potencial e me chamou para competir. Estou me preparando. Nervosa, mas confiante”, diz Alana.

Como Josias trabalha como porteiro do Bloco C, onde estão localizadas muitas salas de aula, a convivência com os alunos é grande pelos corredores. Muitos deles acabam ficando sabendo do projeto conversando com o funcionário. Marco Antônio Lírio, aluno do Curso Técnico em Controle Ambiental, decidiu participar das aulas de kickboxing depois de uma dessas conversas. Ele fala que seu objetivo era praticar uma luta diferente, além de ajudar a emagrecer. “O kickboxing é bom, porque dá mais energia e deixa a gente mais preparado”, destaca.

Demais interessados podem procurar Josias Bezerra para outras informações: 8766-6791.

KICKBOXING
Considerado sistema de artes marciais e esporte de combate em pé baseado em chutes e socos, cujas regras derivam de técnicas de combate diversas e de outras disciplinas mais tradicionais, como Boxe, Kung Fu e Tae Kwondo.  É frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

extensao