Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Campus Natal-Central recebe seminário estadual de combate à violência contra a mulher

Evento ocorreu na tarde da última segunda-feira, 12 de dezembro

Publicada em 14/12/2022 Atualizada há 1 ano

Seminário ocorreu nas dependências do Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, no Campus Natal-Central. Foto: Jônatas Moura

O Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, do Campus Natal-Central do IFRN, sediou a segunda edição do Seminário "O RN na Luta pelo Fim das Violências contra as Mulheres: 21 Dias de Ativismo", ocorrido na tarde da segunda-feira, 12 de dezembro. O evento é uma parceria entre o IFRN, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A atividade ocorreu das 14h às 18h.

O objetivo do Seminário foi promover um momento de formação e oportunizar o debate entre os órgãos que compõem a rede de proteção estadual, como as redes municipais, membros da sociedade civil e instituições de ensino parceiras. O encontro teve também a intenção de discutir sobre os avanços, desafios para a implementação e funcionamento da rede de proteção do Estado do Rio Grande do Norte, bem como a redução dos índices de todas as formas de violência contra as mulheres.

Para Brenda Camilli, professora do IFRN e atualmente na direção de extensão do CNAT, o evento foi um sucesso de diversas formas. "
Para nós do IFRN e, mais especificamente, da Diretoria de Extensão, foi uma enorme satisfação poder abrir as portas de nossa Instituição para um seminário tão rico. O seminário oportunizou inúmeros diálogos entre o Poder Público, os movimentos sociais, a academia e a sociedade civil como um todo. Tais diálogos são essenciais para que, de fato, se busque o fim da violência contra as mulheres, pois, quanto mais plurais as vozes a debater a temática, maiores os avanços em termos de conscientização e políticas públicas", comentou.

O evento contou com a presença de gestoras e gestores de diversas áreas que compõem a Rede de Proteção às mulheres e meninas em situação de violência da capital e dos interiores do estado, dentre elas secretarias  estaduais e municipais de saúde, educação, assistência social, e segurança pública. Além do ministério público, defensoria, movimentos de mulheres e instituições de ensino.

A atividade fez parte da programação dos 21 Dias de ativismo de luta pela eliminação das violências contra as mulheres, que é uma campanha que acontece anualmente iniciando no dia 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas