Campus Natal-Central do IFRN apresenta Recital de Piano

Recital será no dia 7 de abril, às 15h, no auditório do campus

Publicada em 05/04/2022 Atualizada há 12 meses

Recital irá marcar a finalização dos módulos 2 e 3 do Curso de Piano. Foto: Mariana Tavares

Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, o Campus Natal-Central (CNAT) irá promover o Recital de Piano. O evento marca a finalização dos módulos 2 e 3 do Curso de Piano, ministrado pela professora Ana Judite de Oliveira. O curso é uma atividade ofertada pela Diretoria de Extensão (Direx) do campus em parceria com o Núcleo de Arte (Nuarte) à comunidade acadêmica do IFRN e também ao público externo à instituição.

Segundo Ana Judite, professora de música do campus, a Instituição tem demonstrado, ao longo dos anos, sua vocação para as artes, especialmente no que diz respeito à música. A docente reforça que a realização do recital é mais um reflexo do protagonismo da música e da valorização da arte na escola.  "Diante do cenário de confinamento vivido por todos nós nesses dois últimos anos, por causa da pandemia de Covid-19, não ficaram de fora as atividades acadêmicas e artísticas como um todo. Foram aulas remotas e também os cursos extracurrículares remotos, como o Curso de Piano Clássico, ofertado aos alunos e à comunidade".

A professora ressaltou que esses estudantes não haviam tido contato com o instrumento piano e com a teoria musical e desenvolveram suas habilidades através da tela de computadores e de celulares. "Esse foi um grande desafio para os alunos e também para a professora. Entretanto, enfrentando com persistência, disciplina e encanto pela arte musical", ponderou ela. A docente explicou que, após iniciada as aulas presenciais e após três encontros nessa modalidade, já é possível apresentar o resultado desse trabalho. "Ao finalizar os 3 módulos do curso de piano, apresentamos o resultado do nosso trabalho de educação musical, desenvolvido de forma tão singular para cada aluno.  E é com grande satisfação que teremos  o recital dos alunos, na próxima quinta-feira".

De acordo com Lúcia Lúcio, diretora de Extensão, "O recital tem o papel de criar essa atmosfera, introduzindo a arte e incentivando a formação do indivíduo completo. A gente entende que projetos como esse são importantes nesse sentido. Cuidar da Cultura e Arte é cuidar também da saúde mental do indíviduo", reforçou a responsável pela diretoria de Extensão, relembrando o momento difícil que a comunidade tem vivenciado e a importância de permitir esse tipo de ambiente favorável  à qualidade de vida e à formação integral dos indivíduos enquanto cidadãos.

A programação do recital terá em seu repertório peças de compositores nacionais e estrangeiros, em níveis básico, médio e avançado. O recital terá início às 15h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, com a apresentação de seis alunos e será gravado e disponibilizado na página oficial do YouTube do Campus Natal-Central (@ifrncnat). O evento contará com o apoio do setor de Comunicação Social e Eventos do CNAT (Cocsev) e da Covideo do Campus Natal-Zona Leste.

Confira a programação do recital na tabela abaixo:

Estudante
Peça musical
Jamila Messias
Greensleaves (Tradicional)
Lídia GabriellyMinueto in G (J.S. Bach)
Sabrina Emilly ChavesMinueto in Dm (J.S. Bach)
Comptine d'un autre été (Y. Tiersen)
Nathanael Lucas AssunçãoPrelúdio in C (J.S. Bach)
As Tuas Mãos Dirigem Meu Destino (S. Kalley)
Gabriel Mattos e Elias José de LimaEstudo a Quatro Mãos (F. Beyer)
Gabriel MattosBrasilidades - Divertimento (L. Rocha)