Grêmio Estudantil

Campanha de chapa candidata ao Grêmio Estudantil Djalma Maranhão segue até o dia 15/11

Eleições, que terão chapa única, serão no dia 17/11

Publicada em 10/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Teve início no dia 9 de novembro, e segue até o próximo dia 15/11, a campanha para a eleição do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão. As inscrições, que ocorreram de 25 de outubro a 2 de novembro, tiveram apenas 1 (uma) chapa inscrita: “Tropicália”.

A eleição será no dia 17 de novembro, pelo SUAP. Os eleitores devem ficar atentos ao link “ELEIÇÕES”, no sistema. Todos os alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes, do CNAT, com matrícula ativa, podem votar. Os discentes que estão aptos a votar, podem participar do pleito. Finalizada a eleição, a nova gestão do Grêmio representará os alunos nas diversas instâncias da Instituição.

De acordo com o presidente da chapa candidata, Lucas Araújo, dentre as metas prioritárias estão a criação de uma ouvidoria para casos de assédios, a construção de uma horta estudantil e a elaboração de um jornal trimestral do Grêmio. Segundo o representante da chapa, "Nossas principais ações serão pautadas nas lutas em defesa da educação de qualidade que o IFRN representa". É possível acompanhar as atividades referentes à campanha eleitoral no perfil do Instagram do Grêmio Djalma Maranhão (GEDM) : @gdem.ifrn.

Os estudantes eleitores podem apresentar sugestões assim como criticar e participar das ações e atividades da chapa candidata. O Grêmio contribui historicamente para a formação política e social dos estudantes e colabora para o protagonismo e engajamento juvenil.

Segundo Adriane Nunes, aluna do curso de Geologia Subsequente, do Campus Natal-Central, e representante dos estudantes técnicos na Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET): "As eleições do Grêmio são anuais por causa da necessidade da constante renovação das gestões. Entretanto, a última só foi realizada em 2019, tendo em vista que a pandemia estourou em 2020, impedindo as novas eleições. Por isso, os estudantes do campus consensuaram que era muito necessário não passar o ano de 2021 sem uma nova eleição, pois a prioridade é garantir uma boa representação aos estudantes".

As eleições para o Grêmio são anuais, norma regida pelo estatuto do orgão representativo discente, e as chapas eleitas podem concorrer à releeição apenas uma vez. Os alunos concluíntes não podem participar da gestão executiva, podendo ocupar, no máximo, 50% de uma outra diretoria plena.

extensao