Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Caminhos cruzados: projeto leva, via redes sociais, alunos da rede pública municipal ao CNAT

Um projeto que ensina a pensar e desperta para novos horizontes

Publicada em 23/03/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por Romana Alves

O projeto de Extensão “Atividades práticas de Ciências no laboratório para estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Natal/RN”, de autoria da coordenadora Adriana Cláudia Câmara, utiliza laboratórios de Biologia, Química e Física para atividades de aprendizagem com estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Natal. Mais do que aprendizado, a iniciativa gera a vivência com a rede federal de ensino e o despertar de alunos críticos, reflexivos, além de sonhos de uma nova realidade. Em virtude da pandemia, para proteger os integrantes de infecção do novo Coronavírus, o projeto foi adaptado à forma remota, através da utilização das redes sociais como canal de interação.

O projeto, que existe desde 2015, surgiu a partir da necessidade de integração das Escolas da Rede Pública Municipal com o Campus Natal-Central do IFRN. Assim, foi consolidada uma parceria através da troca de experiências da prática pedagógica, agregando ensinamentos a alunos e às instituições envolvidas. Dessa maneira, atualmente de forma remota, os estudantes expandem seus horizontes, através de novas perspectivas e do enriquecimento da aprendizagem. Além disso, o projeto leva à Rede Pública Municipal de Ensino a função social do IFRN e ainda possibilita o conhecimento da Instituição, tanto no que se refere à infraestrutura do campus quanto à experimentação das aulas.

A iniciativa busca a aprendizagem, a partir da observação para a construção de um indivíduo crítico na sociedade. De acordo com a Coordenadora do projeto, a docente Adriana Câmara, através das atividades, os alunos são convidados a investigar e descobrir especificidades das diferentes disciplinas através de temas diversos como: os diferentes tipos de células, as práticas de movimentos e suas variações, a evolução histórica das equações do eletromagnetismo,  as normas de segurança essenciais e os equipamentos básicos ao trabalho no laboratório de química, as propriedades funcionais dos ácidos e bases, a história e evolução das moedas e do dinheiro, os conteúdos sobre materiais museológicos, dentre outros assuntos.

Para participar, as escolas são selecionadas através da Coordenação de Projetos da Secretaria Municipal de Ensino de Natal. Já em relação à comunidade interna, a Coordenação do projeto seleciona alunos voluntários para integrarem à equipe da iniciativa.

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas