exposição virtual

Arquivo Geral realiza Exposição Virtual na 4ª Semana Nacional dos Arquivos

O tema aborda o edifício que há 10 anos abriga o Campus Cidade Alta

Publicada em 14/06/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Socializar o acervo e mostrar suas potencialidades para a pesquisa acadêmica. Esse é o principal objetivo da exposição virtual “Edifício histórico da Rio Branco: a construção de um patrimônio (1914-2009)”, promovida pelo Arquivo Geral do IFRN/CNAT no Flickr, site de hospedagem e partilha de imagens.

A exposição integra a participação do Campus Natal-Central na 4ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 8 a 14 de junho de 2020, com o tema “Empoderando a sociedade do conhecimento”, da qual participam cerca de 170 instituições arquivísticas do país, centros de memórias e outras instituições culturais, com mais de 400 atividades online.

Com curadoria da historiadora Arilene Lucena de Medeiros, o tema da exposição do Arquivo do CNAT visa mostrar como o prédio da Avenida Rio Branco, e sua representação como antiga sede do IFRN, adquiriu um sentido de patrimônio para a comunidade escolar, sobretudo de ex-alunos, no período que antecedeu o centenário da Instituição, transformando-se num ícone da sua história centenária.

Para isso, a exposição virtual está organizada em três álbuns, conforme os recortes temporais.

Módulo I: “A Velha Escola: patrimônio afetivo” (1914 a 1967) mostra os usos do prédio e as práticas educativas nele desenvolvidas no período em que abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e Escola Industrial de Natal.

Módulo II: “Unidade de ensino ou Liceu das Artes: patrimônio em disputa (2002-2007)” aborda desde as iniciativas de sensibilização da comunidade escolar para o centenário do IFRN à mobilização social pela retomada do prédio da antiga sede, em posse da UFRN, embora utilizada por diversos artistas potiguares reunidos em torno da “República das Artes”.

Módulo III: “Campus Cidade Alta: patrimônio conquistado” (2008-2009) apresenta o trabalho de restauração do edifício pelo CEFET-RN, após a reintegração de posse, até sua inauguração, por ocasião do centenário do IFRN.

A grande lacuna temporal na exposição corresponde ao período em que o prédio da Rio Branco estava sob a posse da UFRN, do qual não dispomos de acervo algum. Cedido pelo Governo Federal, em 1967, para o antigo Instituto Nacional do Livro, o prédio foi repassado à UFRN, em seguida, que instalou no local a TV Universitária.

O edifício também foi sede da Cooperativa de Produção Artesanal do CRUTAC, da Seção Natal da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Associação dos Funcionários da Universidade (AFURN), entre outros órgãos. No final dos anos 90, já sem uso pela UFRN, foi tombado pela Fundação José Augusto como patrimônio do Estado, e passou a ser utilizado, informalmente, apesar do seu avançado estágio de deterioração, por diversos grupos teatrais da cidade e artesãos, que se utilizavam do espaço para ensaios e venda de produtos, como cordéis e artesanato.

A programação completa da 4ª Semana Nacional de Arquivos está disponível no site semanadearquivos.an.gov.br. Já a Exposição Virtual do Arquivo Geral do CNAT pode ser acessada em sua página do Flickr. Visite a mostra, torne-se seguidor da página para acompanhar as próximas exposições, deixe nela seus comentários e compartilhe essa iniciativa.

SERVIÇO:
Arquivo Geral do IFRN/CNAT
Contato: arquivo.cnat@ifrn.edu.br
Sites de divulgação do acervo:
Flickr: https://www.flickr.com/photos/arquivocampusnatalcentral
Portal da Memória do IFRN: https://centenario.ifrn.edu.br/