OFICINA
Neabi do Campus Natal-Central promove oficina de dança
Evento acontece nesta terça-feira (20), a partir das 18h
Publicada em 19/11/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:47

Acontece nesta terça-feira (20), das 18h às 21h, na sala de dança de Campus Natal-Central (Cnat), uma oficina de dança promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Cnat. Além disso, o evento contará com uma oficina de batuque, que extrai os sons do próprio corpo, buscando um encontro com a ancestralidade africana.
Para o evento, o convidado Moçambicano Tsumbe Maliya Mussundza, pretende, através da sua corpografia, compartilhar e trocar com os participantes o lugar onde nasce a dança ancestral, que, através da prática, busca traduzir os símbolos da natureza.
O evento é destinado aos alunos e servidores do IFRN e também à comunidade externa.
Sobre a Gule Wamkulu
A Gule Wankulu é uma dança ritual ancestral, praticada pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. Era um culto secreto que envolvia a dança ritual, praticada entre os Chewa no Malawi, Zâmbia e Moçambique. Foi realizada por membros da irmandade Nyau, uma sociedade secreta de homens iniciada dentro da tradicional sociedade matrilinear do Chewa, em que os homens casados desempenhavam um papel marginal. Os Nyau ofereciam meios para estabelecer um contrapeso e solidariedade entre os homens de várias aldeias. Os membros do Nyau ainda são responsáveis pela iniciação dos jovens à idade adulta e pelo desempenho do Gule Wamkulu no processo de iniciação.
- Palavras-chave:
- extensao