AFS

Aluna do CNAT é selecionada para bolsa da AFS Global STEM Academies

Jovem é estudante do Curso Técnico em Mecânica

Publicada em 04/04/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A aluna Yaskara Montefusco Mota, do 2º ano vespertino do Curso Técnico Integrado em Mecânica, foi selecionada para bolsa integral no exterior. A bolsa é referente ao programa AFS Global STEM Academies, destinada a cidadãos globais ativos que estão motivados em ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais da atualidade. O Programa dá ênfase aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo os tópicos de mudança climática e transição energética.

Segundo Yaskara, foi por intermédio dos professores do Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M) do Campus Natal-Central do IFRN, onde executa um projeto de pesquisa, que veio a motivação de participar da seleção do Programa. "A pretensão é ir para a Índia e eu espero que no intercâmbio, focado na área de STEM, possa aprimorar, ainda mais, meus conhecimentos que o IFRN proporciona", concluiu a aluna.

Sobre o AFS Global STEM Academies

O Programa combina aprendizado digital e presencial com estímulo ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). A aprendizagem ocorre por meio de uma abordagem interativa e prática, com incentivo de competências globais como resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social.

O AFS Global STEM Academies começa com um currículo virtual e workshops de 12 semanas, realizados de forma remota. Depois de concluir o currículo virtual, os bolsistas do AFS viajam em uma experiência imersiva de 4 semanas para um dos cinco destinos da Academia: Brasil, Índia, EUA, Bélgica ou Reino Unido. A programação já aconteceu nos anos de 2018 e 2019, com a edição brasileira ocorrendo em Natal/RN, com diversas atividades nos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte e Canguaretama do IFRN.

Ao final do programa, os bolsistas recebem o "Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social", concedido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

extensao