Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Abertas inscrições para o Programa Miniempresa no IFRN

Os alunos poderão vivenciar na prática como administrar e gerir uma empresa

Publicada em 11/03/2014 Atualizada há 1 ano

Estudantes que ganharam o Prêmio Miniempresa Sebrae 2013 com a empresa Peg Fio

No início desta tarde foi realizada a palestra “Programa Miniempresa da Junior Achievement” proferida pela Gestora Executiva do Projeto no RN, Ana Maria Araújo, e coordenada pelo professor Laércio Medeiros. Nela, os alunos do IFRN/Campus Natal Central puderam conhecer e tirar suas dúvidas sobre o Programa Miniempresa. Logo mais, às 18 horas, a palestra será realizada novamente no Miniauditório Central.

Todas as atividades do programa foram apresentadas e alguns alunos que já participaram prestaram seus relatos. Nesse Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Os participantes têm a oportunidade de criar uma miniempresa fictícia com toda a parte administrativa, com acionistas, no qual poderão trabalhar com funcionários, fornecedores e clientes. Empresários e executivos das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção participam voluntariamente ajudando os alunos no gerenciamento das empresas criadas.

Depois de montadas, essas empresas farão uma exposição de seus produtos e/ou serviços em estandes em um dos shoppings da capital, no qual terão que promover a marca, vender seu produto, como também manter um tratamento direto com os prováveis clientes. Dessa forma, os alunos desenvolverão a capacidade de montar, operar e finalizar uma empresa na prática.

Valesca Bassani, do segundo ano do curso de Edificações, foi uma das estudantes premiadas com a criação da miniempresa Peg-fio no semestre passado. A Peg-fio desenvolveu um organizador de fios feito de material sustentável. Foi realizada uma coleta de papelão e garrafa pet, cujo produto criado comportava carregador e fone de ouvido sem danificar a composição do fio. A Peg-fio foi a miniempresa de destaque desenvolvida no Estado pelos alunos do IFRN/Campus Natal Central, recebendo o Prêmio Miniempresa Sebrae 2013.

 “A importância é a de que, por meio do Programa Miniempresa, realmente os estudantes terão aqui uma oportunidade única de praticarem, verem como funciona, experimentarem o dia a dia de uma empresa. Assim, poderão antecipar, através da participação no projeto, vários obstáculos que aparecerão, para com isso saber administrá-los e superá-los, vivenciando o funcionamento do mercado na prática”, comenta Ana Maria.

O Programa Miniempresa é uma parceria do IFRN com a Junior Achievement e é patrocinado pelo Sebrae Nacional.
Os alunos do 2º ano do Ensino Técnico Integrado podem se inscrever diretamente na Incubadora Tecnológica do Campus Natal Central. Serão apenas 30 vagas, então o quanto antes for feita a inscrição, mais garantida será a inserção do aluno no programa. Maiores informações pelos telefones (84) 4005 9892/9893.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas