Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CURSO

Abertas inscrições para Curso de Letramento Racial

Aulas acontecerão de agosto a dezembro

Publicada em 25/07/2022 Atualizada há 1 ano

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em "Letramento Racial Crítico: Diálogos Afrolatinoamericanos", a ser ministrado em parceria com a Universidade de Cabo Verde. O curso, que conta com carga horária de 60 horas, é aberto a professores em formação e em exercício da rede pública de ensino. 

As aulas, que acontecerão de agosto a dezembro de 2022, serão realizadas no formato semi-presencial. O curso, sob a coordenação dos professores doutores, Bruno Ferreira, Suély de Souza e Pablo Capistrano, tem como objetivo criar um espaço para a reflexão crítica e formação teórica, que sirvam de base para a ampliação de uma educação antirracista no meio escolar. 

As aulas serão ministradas no formato de módulos mensais de 10 horas, sendo destas 2h de palestras on-line, 3h de tutorias presenciais e 5h de conteúdos e estudos assíncronos, com material disponibilizado através de salas de aula virtuais na plataforma Google Classroom

Módulos que serão trabalhados no curso: 

  1. Letramento racial e luta antirracista; 
  2. Aspectos históricos e filosóficos da ideia de raça; 
  3. Espaço da arte da luta antirracista; 
  4. Ideologia e discriminação; 
  5. Dialogismo e novas construções de sentido; 
  6. Caminhos possíveis para uma educação antirracista. 

As inscrições, que são limitadas, podem ser realizadas até o dia 12 de agosto, por meio de formulário no Google Forms, cujo link encontra-se disponibilizado no fim desta matéria. A lista de candidatos selecionados será enviada para os e-mais cadastrados. O primeiro módulo do curso terá início nos dias 22 e 23 de agosto.

Acesse:

Formulário de inscrição

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas