Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada Cearense de Foguetes

Alunos do IFRN Campus Mossoró ganham medalha de ouro na Olimpíada Cearense de Foguetes

Os estudantes desenvolveram um foguete usando os conhecimentos da Física e da Engenharia Espacial

Publicada por Kaio Braz em 21/05/2024 Atualizada há 6 meses

Prancheta 1

No dia 4 de maio, na base aérea de Fortaleza-Ce, aconteceu a Olimpíada Cearense de Foguetes. O IFRN Campus Mossoró esteve representado pelos estudantes Hávila Yasmim Alves Fernandes, do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica; Anderson Mateus Gondim Oliveira e Gustavo Anael de Oliveira Ferreira, ambos do Curso Técnico Integrado em Mecânica. Orientados pelo professor de Física, Marcelo Coelho, a equipe ganhou medalha de ouro com o projeto de criação de um foguete usando os conhecimentos da Física e da Engenharia Espacial desenvolvidos na instituição.

A Olimpíada Cearense de Foguetes (OCF) mantém o propósito de divulgar as áreas de Astronomia, Engenharia Aeroespacial, Física e Astronáutica para a comunidade estudantil de forma mais descontraída, propondo despertar o interesse pelas áreas da ciência e tecnologia para diversas partes do Nordeste. Com esse propósito, a OCF desenvolve iniciativas para a construção e o lançamento de pequenos foguetes, feitos a partir de garrafas PET.

Sobre o evento, a equipe do Campus Mossoró destacou que é sempre uma oportunidade de aprender e adquirir novas experiências. No decorrer da programação, eles conseguiram desenvolver novas habilidades em astrofísica, além de aprofundar o conhecimento nas nuances da construção e do lançamento de foguetes. “Embora já tivesse participado da MOBFOG, que utiliza as mesmas regras da OCF, esta foi minha primeira vez competindo na Olimpíada Cearense de Foguetes (OCF). A experiência foi extremamente gratificante e enriquecedora ", destaca Havila Fernandes.

Processo de construção

Prancheta 1-1

A equipe ganhadora destacou que o processo até a conquista da medalha foi intenso, exigindo atenção meticulosa a todos os detalhes para garantir o melhor desempenho possível. “Para criar o foguete, usamos uma garrafa pet retornável para o corpo. Já para criar a ogiva (bico do foguete), usamos a parte de cima da garrafa com durepoxi no topo e, para as aletas (asas do foguete), usamos pote de sorvete. Dessa forma, usamos os conhecimentos da Física e da Engenharia Espacial para ter um melhor desempenho. Já a base, onde o foguete é encaixado durante a preparação do lançamento, é feita de tubulações de PVC e contém um manômetro para medir a pressão que o foguete está antes do lançamento, em média 140 psi.”, detalha o aluno Anderson Oliveira.

O estudante do Curso Técnico Integrado de Mecânica, Gustavo Ferreira, destacou a importância do trabalho em equipe na conquista da medalha. Segundo ele, o empenho coletivo foi fundamental, envolvendo uma série de testes práticos e pesquisas intensas para aprimorar os foguetes e lançamentos. Isso demonstra que, por meio de esforço e companheirismo, os estudantes do IFRN Campus Mossoró são capazes de alcançar excelentes resultados.

Palavras-chave:
medalha olimpíadas alunos

Notícias relacionadas