Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Reciclagem de óleo resulta em renda extra para famílias em João Câmara

Comissão de Gestão Ambiental do Câmpus Macau visita Acapord e conhece Projeto de Sabão Ecológico

Publicada em 22/03/2013 Atualizada há 1 ano

O que você faz com o óleo de cozinha que já foi utilizado?

Muitos jogam no ralo da pia, outros jogam direto no solo... mas na cidade de João Câmara um grupo de mulheres da Associação Camarense de Apoio aos Portadores de Deficiências – Acapord – dão a destinação correta para este resíduo através da RECICLAGEM.

Elas, através de um projeto de extensão do IFRN dirigido pelo Prof. Antonio Olavo de Souza, transformam óleo usado em sabão e, assim, geram uma renda para a Acapord e para as famílias dos portadores de deficiência.

No dia 13 de março de 2013, a Comissão de Gestão Ambiental do Câmpus Macau visitou a Acapord e conheceu mais sobre o projeto. O sabão é vendido em feiras livres ou de porta em porta. A receptividade dos consumidores é muito boa, “as pessoas se lembram do sabão de antigamente”, disse uma das vendedoras. “Tira até mancha de graxa”, falou outra vendedora que também utiliza o sabão em seu dia-a-dia. Maria Eunice, presidente da Associação, afirmou que a maior dificuldade que enfrentam é a quantidade insuficiente de doações de óleo, sendo parte deste recolhido em bares e restaurantes de Natal - “Falta conscientização das pessoas” - disse Eunice. O prof. Olavo mostrou a importância do projeto salientando que o objetivo deste é agregar valor a um produto que iria ser descartado.

E agora, como você descartará o óleo de cozinha que já foi utilizado? Junte seu resíduo e doe para este projeto sócio-ambiental. As doações poderão ser feitas na Recepção do Câmpus Macau e o óleo deve estar acondicionado em garrafas pet.

 

Participe e contribua para melhorar a qualidade da água mundial!

 

Confira: Fotos da visita à Acapord.

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas