Curso sobre Hortas Caseiras promovido pelo NEPP/MC atrai atenção da comunidade

O curso foi promovido entre os meses de fevereiro e maio de 2021

Publicada em 25/06/2021 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Extensão e Prática Profissional do IFRN Macau (NEPP/MC), através do projeto de extensão intitulado “Implementação e fomento de práticas ambientalmente sustentáveis nas comunidades e nas organizações produtivas a partir das experiências desenvolvidas no IFRN - Campus Macau”, promoveu, entre os meses de fevereiro e maio de 2021, o curso online “Hortas caseiras: saúde e sustentabilidade”, aberto à toda a comunidade.

O curso foi dividido em 3 módulos (Compostagem, Biodigestão e Hortas) e sua preparação contou com a participação de 7 servidores e 10 alunos do IFRN Campus Macau. Servidores, alunos e convidados externos elaboraram e ministraram as videoaulas do curso, assim como produziram e disponibilizaram materiais didáticos por meio da plataforma Google Sala de Aula. O curso também contou com encontros síncronos através do Google Meet, os quais renderam momentos de muita interação e compartilhamento de experiências entre os organizadores e os alunos do curso.

Inicialmente, estava prevista a abertura de apenas uma turma com 100 vagas. Entretanto, devido ao grande número de interessados (mais de 900 candidatos de diversos lugares do Brasil) foram formadas 2 turmas com a participação de mais de 200 alunos e um total de 89 certificados foram emitidos.

Ao final do período do curso, os alunos responderam a um formulário de avaliação sobre o conteúdo abordado, prazo, plataforma utilizada e grau de satisfação geral. Dos 52 alunos que responderam o formulário, a média final referente ao grau de satisfação com relação ao curso foi de 9,4.

Destacamos alguns comentários feitos pelos alunos: “Parabenizo a todos os professores que se empenharam para oferecer um conteúdo bem didático, acessível e de fácil linguagem” e “Em particular considero o curso de muito proveito, tanto como meio de dispersar uma atividade saudável na alimentação alternativa e no despertar de uma consciência ecologicamente saudável”.

“Foi muito gratificante a experiência que tivemos ao longo dos 7 meses do Projeto, elaborado e executado por uma equipe multidisciplinar. Contamos com a participação de alunos e servidores de todos os cursos técnicos, do curso superior e especialização do Campus. Foi especial a participação dos alunos em todas as etapas, principalmente na elaboração dos conteúdos e gravação das vídeo aulas do curso. Por fim, destaco o interesse da comunidade em se envolver com o tema do curso e práticas ambientalmente saudáveis.” pontuou o servidor Artur Leão, coordenador do projeto.

extensao