Projeto de Extensão

IFRN Campus Lajes realiza plantio de mudas nativas no rio Ceará-Mirim

Ação reuniu cerca de 30 pessoas entre alunos, professores e comunidade local

Publicada em 31/03/2022 Atualizada há 1 ano

Na última quarta-feira, dia 30 de Março, um grupo de alunos do IFRN Campus Lajes esteve no trecho urbano do Rio Ceará-Mirim para fazer o plantio de mudas nativas. A ação faz parte do projeto de extensão "Reflorestamento da mata ciliar do Rio Ceará-Mirim com árvores nativas da caatinga no trecho urbano do município de Lajes/RN". O objetivo do projeto é amenizar a situação de assoreamento em que o rio se encontra, visando além da formação dos alunos integrantes, trazer benefícios a população residente próxima ao local, bem como para as futuras gerações.

Segundo o coordenador do projeto, o professor de Geografia Eugênio Ribeiro, “a ideia é continuar com o projeto nos próximos anos, plantando mudas por toda a cidade de Lajes para gerar conforto térmico, bem como para proteger o rio”. O projeto tem estabelecido diversas parcerias com a prefeitura, a CAERN, o Comitê das Bacias Hidrográficas, bem como com outros campi do IFRN, como Ipanguaçu e São Paulo do Potengi.

A estudante Marília Soares participou do plantio junto com a sua turma do 3° curso técnico integrado em Administração. Para a estudante, “fazer parte do projeto é uma sensação incrível, e me proporcionou a oportunidade de não só me aproximar de uma causa que eu já tinha interesse, mas também de poder agir em prol da conservação da natureza, mesmo sendo algo em uma "pequena" escala, trará benefícios significativos”.

extensao