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Ensino

O Ensino, ao lado da Extensão e da Pesquisa e Inovação, é um dos três pilares fundamentais que estruturam e justificam a existência do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A instituição, com sua ampla capilaridade territorial e vasta área de cobertura acadêmica, oferece educação em diversos níveis e modalidades, abrangendo desde o ensino técnico integrado ao médio até cursos superiores e pós-graduação. Com campi distribuídos por várias regiões do estado, o IFRN se destaca como uma rede educacional de abrangência estadual, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento regional e na democratização do conhecimento.

A organização do Ensino no IFRN segue uma estrutura que começa na Pró-Reitoria de Ensino (Proen), órgão central responsável pela formulação de políticas educacionais, diretrizes pedagógicas e coordenação geral das atividades de ensino. A Proen tem o papel de planejar, monitorar e garantir a qualidade dos processos educacionais em toda a rede. Essa organização reflete o compromisso da instituição em ofertar uma educação de excelência, voltada tanto para a formação profissional quanto para o suporte na desenvolvimento de pessoas socialmente conscientes e críticas.

Diretoria Acadêmica

Nos campi, a estrutura educacional é descentralizada e coordenada pelas Diretorias Acadêmicas, que supervisionam diretamente o funcionamento dos cursos e as práticas pedagógicas. Cada campus do IFRN conta com essa diretoria, que atua na gestão das atividades de ensino, desde a elaboração de planos de curso até o acompanhamento do desempenho discente. Além disso, essa diretoria desempenha um papel estratégico na articulação entre as áreas de ensino, extensão e pesquisa, fomentando uma educação integrada que dialoga com as demandas sociais e econômicas da região em que o campus está inserido.

Inclusão

Sob a responsabilidade da área de ensino, encontram-se ainda setores que desempenham funções específicas, como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). O Napne tem a missão de garantir a inclusão e a acessibilidade de estudantes com deficiências ou outras necessidades educacionais específicas, assegurando que todos tenham oportunidades de aprendizagem equitativas e que o ambiente educacional seja adaptado às suas particularidades. Esse núcleo atua diretamente na construção de práticas inclusivas, tanto no que se refere à acessibilidade física quanto pedagógica, garantindo que o IFRN seja uma instituição aberta e acolhedora para todos.

Já o Neabi desempenha um papel fundamental na promoção da equidade racial e no combate ao racismo, além de fomentar a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. O núcleo se dedica à promoção de estudos, debates e ações educativas que visam desconstruir preconceitos e estereótipos, promovendo uma educação que respeite e valorize a diversidade étnico-racial no Brasil. Ao integrar questões étnico-raciais nas práticas educacionais e institucionais, o Neabi reforça o compromisso do IFRN com a formação de cidadãos críticos e conscientes das desigualdades sociais e históricas que permeiam o país.

Capilaridade

Com sua presença em todas as regiões do estado, o IFRN se consolida como uma instituição de ensino que não só oferece uma educação técnica e superior de qualidade, mas que também está profundamente comprometida com as questões sociais, inclusivas e de inovação. A estrutura do Ensino, alinhada com as demais áreas institucionais, permite que o IFRN atue como um agente transformador, preparando estudantes para os desafios do mundo do trabalho e para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A capilaridade da rede, com campi estrategicamente localizados em diferentes regiões, garante que a instituição esteja próxima das comunidades, atuando como um vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Contato principal

Abaixo, as formas de contatar o setor e a equipe de responsáveis:

Publicada em 22 de Outubro de 2024 às 09:18 Atualizada em 22 de Outubro de 2024 às 09:44