Extensão

Projeto Liderança Comunitária realiza ações sociais em João Câmara e Ceará-Mirim

Atividades foram desenvolvidas por alunos do curso de Administração e da Escola Estadual Antônio Gomes, em parceria com a Junior Achievement

Publicada em 28/12/2017 Atualizada há 12 meses

Em uma das ações executadas, alunos realizaram várias atividades de lazer e bem estar com idosos da Casa de Caridade São Vicente de Paulo, na cidade de Ceará-Mirim/RN

No último dia 18 de dezembro, alunos da turma do 3º ano do curso técnico integrado em Administração do Campus João Câmara do IFRN realizaram uma visita à Casa de Caridade São Vicente de Paulo, na cidade de Ceará-Mirim/RN. Durante a visita, os idosos puderam participar de uma programação que incluiu desde atividades lúdicas, como o jogo de dominó, conversas, a de bem estar, como a realização de penteados, maquiagem, manicure e pedicure. A equipe de maquiagem foi coordenada pela consultora de beleza independente Sheila Cunha. Após o almoço, os idosos tiveram um momento festivo, com a participação dos músicos Carlos Tiago (Gonzagão) e Pedro.

Em agosto passado, alunos da Escola Estadual Antonio Gomes, apoiados pelas professoras Rafaely Leite e Maria Solidade Lima, realizaram arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas, brinquedos e roupas na comunidade carente do Planalto, na cidade de João Câmara/RN, assim como o cadastro das famílias residentes na comunidade, para a posterior realização de ações de capacitação com os interessados. A equipe de alunos foi orientada e passou por formação com servidores do Campus João Câmara.

As ações fazem parte do projeto "Despertando a Liderança Comunitária No IFRN e entorno", coordenado pela professora Monique Cardoso, que tem como objetivo despertar os jovens participantes para assumirem um papel de protagonistas no desenvolvimento de ações em benefício de sua comunidade. Em parceria com a Junior Achievement, no programa Liderança Comunitária são trabalhados os conceitos como terceiro setor, projetos sociais e liderança. Através do método aprender-fazendo, os alunos realizam de forma simulada a criação e operação de uma organização comunitária, buscam doações de parceiros e associados, executam e prestam conta das ações realizadas. Participam do projeto servidores do IFRN e da Escola Estadual Antonio Gomes, os quais auxiliam os estudantes na realização das ações planejadas.

PARCEIROS APOIADORES

Ambas as atividades foram possibilitadas graças a parcerias firmadas com vários empresários locais e instituições privadas: ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade; CECAFES – Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Natal/RN; Jessé Diversões (João Câmara); Katiúscia Calçados (João Câmara); Mary Key (Unidade Marca da Vitória); Supermercado Econômico (João Câmara); e Supermercado Medeiros (João Câmara).​ A Coordenadora do Projeto Liderança Comunitária, Monique Cardoso, destacou que "o apoio dos parceiros foram de suma importância para o sucesso das ações planejadas e executadas pelos alunos, tanto na Comunidade do Planalto, como no Abrigo dos Idosos".

CASA DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO

Fundada em 1906 pelo Pe. Agnelo Fernandes na cidade de Ceará-Mirim/RN, a Casa de Caridade São Vicente de Paulo é uma instituição centenária, sem fins lucrativos, que presta assistência a idosos provenientes de diversas situações de vulnerabilidade social. Hoje a Casa abriga 42 idosos, entre homens e mulheres, e dispõe de 26 funcionários, estrutura mantida apenas através de doações e dos recursos dos próprios idosos. Entre os itens de maior necessidade, estão os de uso contínuo, como fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e para realização de curativos, bem como alimentação.

ABRIGO DOS VELHOS CEARÁ-MIRIM
BANCO DO BRASIL