Projeto Konnect é selecionado para competição no México

O projeto conquistou o 3º lugar na área de Ciência da Computação em uma das principais feiras de ciência e tecnologia realizadas no Brasil

Publicada em 31/10/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O projeto Konnect – Uma plataforma de marketing digital e realidade aumentada para eventos representou, na última semana, o IFRN - Câmpus João Câmara durante a 26ª edição da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC 2013 e conquistou o 3º lugar geral na área de Ciências da Computação da feira.

A MOSTRATEC é um dos maiores eventos de ciência e tecnologias do Brasil, realizada anualmente em Novo Hamburgo/RS, pela Fundação Liberato. Com a classificação obtida, o projeto está automaticamente credenciado para participar da edição 2014 do Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação – ProyectoMultimedia, que acontecerá em março do próximo ano, em Guadalajara, no México.

Segundo o professor Edmilson Campos, orientador do projeto, “o resultado atingido é de suma importância para o IFRN, por esta ser uma conquista inédita na área para o nosso estado e, em especial, para região do Mato Grande”. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Allyson José e Louyse Ângelo, ambos do IFRN-JC, em parceira com o aluno Anderson Pablo da UFERSA de Angicos, sob orientação do professor Edmilson Campos, também do IFRN-JC.

Mais sobre o Konnect

O Konnect tem como diferencial a utilização de novos conceitos de marketing e realidade aumentada, unidos em uma única plataforma de entretenimento e utilizados para agregar visibilidade e interatividade a eventos, campanhas publicitárias ou locais com grande fluxo de pessoas. A idéia central do projeto visa capturar automaticamente informações sobre o evento publicadas em redes sociais, para posterior exibição das mesmas em uma tela interativa a disposição dos participantes.

Dessa forma, o público é convidado a interagir com a plataforma com seus próprios gestos, através de um dispositivo Kinnect®, e com isso concorrer a prêmios durante o evento. O objetivo é promover uma maior integração dos participantes e uma maior divulgação do evento. As informações são filtradas a partir de hashtags e palavras-chaves relacionadas ao evento e armazenadas em um banco de dados, servindo também como um importante termômetro do público.

Sobre o Concurso de ProyectoMultimedia

O ProyectoMultimedia é um concurso Latino-americano de projetos de computadores que credencia os melhores trabalhos da América Latina para a competição continental INFOMATRIX, que acontece na Roménia. O objetivo é promover a concorrência e levar a educação a seu nível máximo, possibilitando a professores desenvolver o interesse dos alunos e proporcionar algum benefício para a comunidade. O projeto participantes podem competir em uma das sete categorias do evento: Conteúdo Digital e Divulgação Cientifica; Desenvolvimento de Software; Arte Digital; Curta-metragem; Música Digital; Protótipos Robóticos; e uma Competição Robótica.

Histórico do credenciamento para a MOSTRATEC

Em julho deste ano, o projeto participou da I Mostra Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, promovida pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus Currais Novos, ficando em terceiro lugar na categoria "Ensino Médio". A premiação rendeu ao projeto o credenciamento para a MOSTRATEC, com financiamentos do próprio IFRN e apoio de empresas locais da região.

Também representaram o IFRN os projetos "Green Hall: Brise Vegetal Autossuficiente", "Regeneração de Adsorvente Oriundo de Biomassa Poluidora - dessorção de íons metálicos","Rosquinha Sustentável: Uma Alternativa Social para o Consumo de Energia no IFRN-ZN" e "Estudo de Adsorção em Quitosana, de Íons Cobre II Presentes na Água Produzida do Petróleo", do Câmpus Natal-Zona Norte.

Para saber sobre o projeto, visite a fanpage fb.com/konnecteventos e curta esta ideia!

extensao