Torneio

O III Torneio de Xadrez às Cegas acontece em João Câmara.

Publicada em 22/02/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN de João Câmara realizou neste mês (02/02), em sua biblioteca, a 3ª edição do seu Torneio às Cegas. Teve a participação de 4 equipes com 2 pessoas cada. Delas, 3 foram formadas por alunos do próprio Instituto. O único participante que não era do campus foi o enxadrista Rafael Cunha de Natal.

Organizado pelo projeto “Xadrez na Região do Mato Grande”, a edição deste ano teve o maior nível técnico dentre as 3 edições. As 6 partidas realizadas tiveram tempo de reflexão de 30 minutos para cada equipe, sendo que nenhuma partida acabou pelo limite de 3 lances impossíveis. Houve 2 desistências e 4 vitórias pelo tempo. A partida mais longa teve a duração de 49 lances. Elas serão, em breve, disponibilizadas no site da equipe:www2.ifrn.edu.br/xadrezascegasjc.

As equipes receberam troféus, medalhas e dinheiro para as 3 primeiras. Vale destacar que a modalidade de xadrez às cegas é jogada por uma minoria dentre os enxadristas e, portanto, é difícil encontrar torneios disponíveis, não só no estado do Rio Grande do Norte, como no país como um todo.

As três primeiras colocadas ficaram empatadas e o desempate foi em partidas de 5 min. A classificação foi a seguinte:

1° lugar – I Israel Smith e Caíque Ferreira

2° lugar – Francisco Quaranta e Irene Ginani

3° lugar – Rafael Cunha e Erick Oliveira.

4° lugar – Anttogony Ramon e João Gabriel

extensao