Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

IFSOL e projeto "Bodega Solidária" realizam ação de formação de quintais produtivos em Assentamento de João Câmara/RN

Como parte da ação, foram distribuídas 180 mudas de plantas nativas, frutíferas e medicinais para famílias da comunidade

Publicada em 15/03/2022 Atualizada há 1 ano

Ação beneficiou 15 famílias do Assentamento Modelo II em João Câmara/RN com mudas de plantas nativas, frutíferas e medicinais

Na última sexta-feira, 11/03, o IFRN, por meio da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários - Campus João Câmara (IFSOL/JC), e da gestão da Unidade Agrícola-Escola do Campus Ipanguaçu, participou com o Serviço de Assistência Rural (SAR), de uma ação para a formação de quintais produtivos no Assentamento Modelo II, município de João Câmara/RN.

Sob a articulação do SAR, foram distribuídas cerca de 180 mudas de plantas nativas, frutíferas e medicinais, para 15 famílias na comunidade, que estão estruturando seus quintais. O plantio utilizou o sistema agroflorestal. As famílias fazem parte da associação Mulheres Girassol e são acompanhadas pelo projeto Bodega Solidária.

Através dos quintais produtivos familiares busca-se propiciar às famílias segurança alimentar, já que a produção pode ser utilizada tanto para consumo quanto para geração de renda.


IFSOL

A Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL) tem como objetivo principal contribuir com o processo de formação e melhoria da qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as) envolvidos nos empreendimentos econômicos solidários, bem como aproximar os servidores e discentes na discussão do tema de economia solidária. Sua metodologia está voltada para os princípios da Economia Solidária, e envolve a realização de assessorias na área de comercialização e gestão, através da articulação em rede, desenvolvida pelos professores, técnicos e discentes atuantes no projeto. Atualmente está presente em 13 campi do IFRN, prestando suporte ao desenvolvimento de atividades econômicas nas cidades que cercam os campi.


BODEGA SOLIDÁRIA

O projeto Bodega Solidária é um conjunto de ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que de forma solidária, leva estes alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente em comunidades pobres no estado do Rio Grande do Norte. Esta iniciava é desenvolvida pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), da Arquidiocese de Natal, no sentido de sensibilizar a sociedade para o exercício da partilha e da solidariedade para com quem mais precisa.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas