Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Campus João Câmara passa a produzir Energia Solar para uso próprio

Com a instalação dos painéis fotovoltaicos, a previsão é de economia de até 25% na conta de energia do campus

Publicada em 20/07/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Desde a última segunda-feira, 18 de julho, o Campus João Câmara do IFRN passou a contar com uma fonte renovável para geração de energia elétrica no campus: painéis para captação de energia solar. A instalação das placas fotovoltaicas de silício foi concluída na semana passada e a usina de produção de energia solar já encontra-se em pleno funcionamento.

Daniel Góis, engenheiro civil do Campus João Câmara e fiscal do contrato de fornecimento de energia elétrica, afirmou que "com a instalação dos painéis, a expectativa é de que a conta de energia elétrica do Campus seja reduzida em até 25%, o que representa uma economia anual de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) com as despesas de custeio". O retorno do investimento feito com a aquisição das placas será pago em até cinco anos, sendo que a vida útil do equipamento é de, no mínimo, vinte anos.

O IFRN - Campus João Câmara é a primeira instituição pública da região do mato grande a produzir energia elétrica para uso próprio a partir de placas fotovoltaicas. A medida está sendo implementada em todos os campi do IFRN, que foi a instituição pioneira no estado do Rio Grande do Norte a adotar medidas para o cumprimento da resolução Nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta a microgeração e compensação no sistema de energia a partir de fontes alternativas.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas