Olimpíadas de Matemática

Câmpus João Câmara é 3º lugar do RN nas Olimpíadas de Matemática

Conheça melhor o trabalho da equipe que vem melhorando seu desempenho a cada edição do evento.

Publicada em 25/02/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os 13 premiados na OBMEP 2012

A equipe do câmpus João Câmara recebeu 14 premiações na edição de 2012 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012), sendo 13 certificados de menção honrosa pelo desempenho destacado para alunos, e uma placa de homenagem ao professor Francisco Quaranta. Esta foi a 3º participação na competição, e havendo dobrado o seu desempenho anterior (aumentando de 6 para 13 as menções honrosas recebidas), o câmpus João Câmara sagrou-se a 3º melhor escola do RN da competição.

O projeto preparatório para as edições da OBMEP é uma iniciativa do professor Quaranta, e começou em abril de 2010. Nesse ano, 8 alunos assistiram 3 aulas semanais durante 6 meses, e o resultado foram duas menções honrosas. Em 2011 já eram 12 alunos e dois professores, e a preparação de 8 meses passou a contar também com palestras de professores de dentro e de fora da instituição. O número de prêmios pulou para 6 menções. Na última edição, a preparação foi semelhante, só que participaram 20 alunos e o resultado foi recorde.

São os premiados de 2012:

NomeTurma
Aluizio Alves dos Santos Filho
Anttogony Ramos Oliveira Filho
Caique Ferreira Borges
2º ano de Informática
Edivania Pontes de Oliveira
Edmilson Dias Tavares Filho
Erick de Oliveira Silva
1º ano de Informática
Ewerton Samuel Sabino Vital
Flauber Matheus Cabral de Oliveira
2º ano de Informática
Francisco Cleiton Soares Barbosa
Jackson Rauup Silvestre dos Santos
João Gabriel Teixeira Moura
1º ano de Eletrotécnica
Jonas Lúcio Teixeira da Silva
Leandro da Silva Pedro
3º ano de Informática

A preparação para as olimpíadas já rendeu outros frutos além das premiações na competição. Devido aos seus bons desempenhos participantes, 4 alunos já classificaram-se para as Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), na qual a concorrência é aberta também a  escolas privadas. Sete participantes já conseguiram vagas na OMERN, competição semelhante a OBM, mas em âmbito estadual. Além disso, já foram submetidos a  CONGIC (principal congresso científico do IFRN), dois artigos sobre o treinamento.

Para entender melhor a importância dos prêmios, vale destacar alguns dados. A primeira fase da OBMEP 2012 contou com quase 20 milhões de alunos participantes. Destes 5% se classificaram para a segunda fase, ou seja, 1 milhão de alunos. Finalmente, somente os 10 mil primeiros (0,02% do total de inscritos) colocados ganharam menção honrosa.

Além das premiações convencionais, algumas participações destacadas já renderam outros frutos para alunos da equipe. Em 2012, os alunos Francisco Cleiton e Caíque Ferreira tiveram o privilégio de participar do programa com bolsa de iniciação científica para alunos que desejam se aprofundar em matemática que é patrocinado pela própria OBMEP.

O professor Quaranta destaca que o trabalho da equipe ainda está em evolução, e que os objetivos não param por aí: “Para 2013, as expectativas são: aumentar o número de menções honrosas e termos o primeiro medalhista do campus”, são os planos do líder de uma equipe que já é vencedora, mas que não se cansou de ganhar.

extensao