Caminhos a Trilhar
Aluna do Campus João Câmara conquista bolsa integral na FGV
Estudante irá cursar a graduação em Matemática Aplicada na cidade do Rio de Janeiro/RJ
Publicada por Ibnny Ferreira em 29/11/2024 ― Atualizada há 2 dias, 7 horas
A aluna Maria Letícia dos Santos Morais, discente do 4° ano do curso técnico integrado em eletrotécnica do Campus João Câmara do IFRN, foi aprovada para cursar a graduação em Matemática Aplicada na Fundação Getúlio Vargas (FGV) - no Rio de Janeiro/RJ - uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país.
Por ter sido premiada em várias olimpíadas de matemática ao longo do ensino médio no IFRN, Letícia teve a oportunidade de conhecer as instalações da FGV-Rio em julho deste ano, durante o Curso de Inverno, com todas as despesas pagas pela instituição, além de ter participado do 9° Encontro de Seleção de Talentos em Natal/RN, também ofertado pela Fundação, no mês de setembro.
Após realizar a prova do vestibular da FGV no início deste mês, Letícia logrou êxito e ficou entre os 40 estudantes de todo o país que concorriam à bolsa integral na Instituição. A aluna que reside atualmente em Touros/RN, terá isenção total das mensalidades, moradia oferecida pela FGV próximo à Faculdade no Rio de Janeiro, e uma ajuda de custo de R$2.480,00 mensais para alimentação e despesas pessoais durante todo o curso. As aulas já iniciam em fevereiro de 2025.
Vale ressaltar que essa conquista da estudante não veio de uma hora para outra. Ao longo da sua trajetória no Campus João Câmara do IFRN, Letícia sempre teve excelente desempenho acadêmico nas disciplinas e acumulou mais de 6 prêmios diferentes nas seguintes olimpíadas de matemática: OBMEP, Mandacaru, Canguru e OMIF.
"Foi uma longa trajetória acadêmica até aqui, mas o Projeto Olímpico com certeza foi o pilar de tudo. O professor Quaranta nos incentiva a querer sempre mais, a sonhar muito alto. Tudo começou no primeiro ano, no Projeto Olímpico, participando da maior parte das Olimpíadas de Matemática, e assim foi todos os anos. Este ano tive a oportunidade de viajar para participar de várias Olimpíadas de Matemática e veio essa seleção da FGV. Até então eu nunca tinha imaginado que conseguiria passar no vestibular [da FGV], por ter alunos de todo o Brasil, mas acredito que minha dedicação às Olimpíadas este ano foi crucial para a aprovação. Vai ser uma mudança radical para mim e para a minha família, vai mudar minha vida por completo, estou muito feliz!" - relata Letícia.
O Projeto Olímpico de Matemática do Campus João Câmara, coordenado pelo professor Francisco Quaranta, já conseguiu aprovar alunos em diversas instituições do país, tais como UNICAMP, USP, EFOMM, IMPATech e ITA. "A conquista de Letícia amplia o rol de instituições que já receberam alunos oriundos do Projeto Olímpico do Campus João Câmara com esta vaga na FGV. Vamos continuar perguntando para nossos alunos: Qual é o tamanho do seu sonho?" - celebra Quaranta.
PROGRAMA SELEÇÃO DE TALENTOS
O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências – CDMC, promove anualmente o Programa “Seleção de Talentos” com o objetivo de receber nos cursos de graduação da FGV, no Rio de Janeiro, alunos com excelente desempenho provenientes de escolas públicas de todo o país.
O processo inicia-se com o convite a alunos selecionados dentre os medalhistas em olimpíadas nacionais e alunos destacados do ensino médio para participar do vestibular em algumas escolas da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. O Programa tem por finalidade enriquecer o corpo de profissionais altamente qualificados da Fundação e formar lideranças no país.
- Palavras-chave:
- IFRN Projeto Olímpico de Matemática FGV João Câmara