1° Curso de Férias de Análises Genotóxicas e Educação Ambiental

O objetivo tornar o conhecimento científico obtido na comunidade do Amarelão acessível

Publicada em 22/08/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos do curso

O Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) e Laboratório de Mutagênese Ambiental (LAMA), promoveram em parceria com o IFRN-Campus João Câmara, no município de João Câmara (RN), o 1° Curso de Férias de Análises Genotóxicas e Educação Ambiental, entre os dias 08 e 10 de agosto de 2012. O curso foi realizado nas instalações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

No período de maio de 2007 a dezembro de 2009, foi desenvolvido estudos na comunidade do Amarelão, município de João Câmara (RN), tentando elucidar os efeitos da queima artesanal da castanha de caju. Tais resultados estão disponíveis na forma de tese de doutorado de Thiago de Melo Cabral pela Faculdade de Medicina da USP e dissertação de mestrado de Marcos Felipe de Oliveira Galvão pelo Programa de pós-graduação em Bioquímica da UFRN.

A fim de dar continuidade com os estudos acima citados, o 1° Curso de Férias de Análises Genotóxicas e Educação Ambiental que teve com objetivo tornar o conhecimento científico obtido na comunidade do Amarelão acessível aos professores e estudantes da rede pública, bem como a comunidade de forma geral. Para isso, foi utilizado o método científico visando estimular os programas das escolas públicas a levar a melhoria das condições de aprendizagem e socialização dos jovens. Com isso, pretende-se contribuir com a formação de agentes multiplicadores dos resultados realizados no município, através do uso de linguagem local.
O curso foi gratuito e voltado para alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública.

extensao