Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Projeto Farmácia Viva realiza entrega de mudas à comunidade

Entrega foi realizada nos dias 09, 10 e 12/02 com agendamento de horário e seguindo protocolos sanitários

Publicada em 22/02/2021 Atualizada há 1 ano

Nas fotos, da esquerda para a direita, de cima para baixo: Morena, Dilma, Dérgina, Lidiane, Aitala, Conceição, Eliene, Edineide

Na semana que antecedeu ao carnaval, nos dias 09, 10 e 12 de fevereiro, a equipe do Projeto de Extensão Farmácia Viva: Experiência de multiplicação de conhecimento e saúde em comunidade rural organizou a distribuição de mudas de plantas medicinais a moradoras da comunidade envolvidas no projeto. 

“Estou muito feliz em participar desse projeto porque foi de grande importância para as famílias da Base Física. É um projeto que enriquece a cada casa familiar, desde o momento de como trabalhar e como plantar, saber a finalidade, para que serve cada planta medicinal, como usar essas plantas, enfim. A entrega das mudas, que a gente não tinha e a gente precisava, se não fosse esse projeto, a gente teria que dispor do nosso salário para comprar, se quisesse ter a planta medicinal em casa. Então, nesse caso, a Farmácia Viva foi um projeto valioso que o IFRN trabalhou com a gente. Eu só tenho a agradecer toda a equipe, porque realmente foi muito válido a gente saber trabalhar, saber usar, e ter em nossa casa [essas plantas medicinais] sem despesa”, declarou Raquel, moradora da comunidade Base Física e beneficiada pelo projeto.

Sobre o projeto

O Projeto Farmácia Viva pretende estimular o cultivo e o consumo das plantas medicinais de modo a despertar nos moradores da comunidade Base Física o seu uso consciente e utilidades práticas. Foi realizado o levantamento das plantas utilizadas pela comunidade e, com base nessa informação, por meio de um grupo de WhatsApp, foram enviadas à comunidade orientações sobre as indicações, formas de uso, importância relativa dessas plantas, formas de cultivo e métodos de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde por meio de hábitos que envolvem o cultivo, o consumo e o beneficiamento dessas plantas. De acordo com o interesse de cada participante, são organizadas distribuições de mudas, atendendo a protocolo sanitário, buscando incentivar a montagem de canteiros na residência de cada participante. Acredita-se que com esse projeto será possível despertar na comunidade um maior cuidado com a saúde e uma aproximação com a natureza a partir da utilização correta das plantas medicinais.

Protocolo Sanitário

A fim de manter o distanciamento social e reduzir o contato entre os participantes da ação, foi organizado esquema de agendamento para a retirada das mudas, separadas em espaço reservado na entrada do campus à medida que se aproximava o horário marcado para cada participante, responsáveis por levar sua própria caixa ou sacola para transporte das mudas. Para registrar a entrega, foi pedido que as beneficiadas tirassem uma selfie no momento da entrega e encaminhassem à organização. 

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas