Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Professor participa de curso em Pequim em parceria internacional

Professor Geraldo Júnior foi selecionado em edital do IFRN para compor comitiva multinacional

Publicada por Rafael Pinheiro em 12/09/2024 Atualizada há 3 semanas, 1 dia

Entre 12 e 26 de agosto, estudantes e profissionais de diferentes nações participaram em Pequim/China de curso de formação promovido pelo governo chinês. Na comitiva brasileira, esteve presente o professor José Geraldo Bezerra Galvão Júnior do Campus Ipanguaçu do IFRN, selecionado como representante em edital interno da instituição.

O curso 2024 Summer International Intelligent Agricultural Machinery and Equipment Training Program teve como destaques as tecnologias e pesquisas mais atuais na área de mecanização agrícola e agricultura inteligente, promovidas pela Universidade Agrícola da China (CAU) e por fabricantes de maquinários agrícolas chineses.

Assim como aulas sobre mecanização das principais atividades produtivas (milho, soja, trigo, cana de açúcar, frutas, etc.), também foram apresentadas técnicas para o manejo de áreas com drones e aplicação de equipamentos autônomos (sem operação humana). “Visitas técnicas a cooperativas de mecanização agrícola foram de fundamental importância para o entendimento do formato gerencial das atividades agrícolas junto a pequenos agricultores na região de Pequim”, relata o professor Geraldo Júnior.

Comitiva Brasileira na China 08/2024

Além de seis representantes brasileiros (IFRN, UERN, UNICAMP e USP), havia na comitiva participantes vindos do Kenia, Turquia, Tailândia e Laos. A pluradidade de representações colaborou para uma integração internacional sobre a temática da mecanização agrícola.

Universidade Agrícola da China

Professor Geraldo na China - cartaz

A CAU tem trabalhado para o incentivo à mecanização agrícola em todo o mundo, inclusive no Brasil, com a instalação de centro de testagem de máquina em Apodi/RN, do qual o IFRN tem participação direta. A próxima ação planejada pela Universidade é a implantação da Residência Tecnológica Internacional, que promoverá a mobilidade de alunos e pesquisadores chineses ao Brasil e vice-versa.

Palavras-chave:
Internacionalização Máquinas Agrícolas IFRN Agroecologia China

Notícias relacionadas