Internacionalização
Professor participa de curso em Pequim em parceria internacional
Professor Geraldo Júnior foi selecionado em edital do IFRN para compor comitiva multinacional
Publicada por Rafael Pinheiro em 12/09/2024 ― Atualizada há 3 semanas, 1 dia
Entre 12 e 26 de agosto, estudantes e profissionais de diferentes nações participaram em Pequim/China de curso de formação promovido pelo governo chinês. Na comitiva brasileira, esteve presente o professor José Geraldo Bezerra Galvão Júnior do Campus Ipanguaçu do IFRN, selecionado como representante em edital interno da instituição.
O curso 2024 Summer International Intelligent Agricultural Machinery and Equipment Training Program teve como destaques as tecnologias e pesquisas mais atuais na área de mecanização agrícola e agricultura inteligente, promovidas pela Universidade Agrícola da China (CAU) e por fabricantes de maquinários agrícolas chineses.
Assim como aulas sobre mecanização das principais atividades produtivas (milho, soja, trigo, cana de açúcar, frutas, etc.), também foram apresentadas técnicas para o manejo de áreas com drones e aplicação de equipamentos autônomos (sem operação humana). “Visitas técnicas a cooperativas de mecanização agrícola foram de fundamental importância para o entendimento do formato gerencial das atividades agrícolas junto a pequenos agricultores na região de Pequim”, relata o professor Geraldo Júnior.
Além de seis representantes brasileiros (IFRN, UERN, UNICAMP e USP), havia na comitiva participantes vindos do Kenia, Turquia, Tailândia e Laos. A pluradidade de representações colaborou para uma integração internacional sobre a temática da mecanização agrícola.
Universidade Agrícola da China
A CAU tem trabalhado para o incentivo à mecanização agrícola em todo o mundo, inclusive no Brasil, com a instalação de centro de testagem de máquina em Apodi/RN, do qual o IFRN tem participação direta. A próxima ação planejada pela Universidade é a implantação da Residência Tecnológica Internacional, que promoverá a mobilidade de alunos e pesquisadores chineses ao Brasil e vice-versa.
- Palavras-chave:
- Internacionalização Máquinas Agrícolas IFRN Agroecologia China