Presencialidade

Conselho Escolar aprova retorno às atividades presenciais para o dia 21/02

Aulas seguirão modelo aprovado em reunião do Colegiado da Diretoria Acadêmica

Publicada em 17/02/2022 Atualizada há 1 ano

Nesta quinta-feira (17), reuniu-se o Conselho Escolar do Campus Ipanguaçu para deliberar sobre o retorno às atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (21), tendo aprovado o retorno por maioria qualificada, seguindo a proposta eleita pelo Colegiado da Diretoria Acadêmica.

Na reunião, presidida pelo Diretor Geral em exercício Amauri Júnior, foram apresentados o histórico de decisões do IFRN e do campus, o cenário pandêmico da região, acompanhamento de casos entre servidores e estudantes e os índices adotados pela instituição para haver condições de atividade presencial. O Diretor Acadêmico em exercício, Leonardo Rafael, explicou como procederam os diálogos com a comunidade nas últimas semanas, sendo feitas reuniões com estudantes, pais, professores e coordenadores de curso para acompanhar o andamento das atividades remotas e elaborar modelos para a presencialidade vindoura.

A partir desses diálogos, a Direção Acadêmica entendeu que o modelo de aulas por revezamento não estava atendendo às expectativas de ensino, propondo novo modelo presencial com:

• Retorno às aulas em 6 horários (manhã e tarde);
  • Não haverão mais rodízios para as turmas dos cursos integrados regulares;
  • Aulas concentradas em determinados dias da semana para cada turma;
  • Algumas disciplinas permanecerão remotas.

A proposta, aprovada inicialmente no Colegiado da Diretoria Acadêmica (CODIAC) no dia 09/02, foi levada para conhecimento do Conselho Escolar durante a reunião. O grupo, então, votou e aprovou pela maioria dos seus membros o retorno à presencialidade para o dia 21 de fevereiro, conforme a proposta aprovada no CODIAC, incluindo o retorno das atividades administrativas conforme previsto na Resolução 50/2021 - CONSUP/IFRN, contando com ressalva da conselheira Regiane de que o cenário seja reavaliado regularmente para avanço na presencialidade.

O esquema de aulas e dias para cada turma será divulgado pela Diretoria Acadêmica.

"Gostaríamos de reforçar o papel da participação de todos os segmentos da nossa comunidade na construção dos encaminhamentos que levaram ao nosso retorno à presencialidade. Ainda que não seja o retorno ideal, estamos certos de que a construção coletiva visou o melhor modelo de forma a diminuir os impactos causados pela suspensão das atividades presenciais ao mesmo tempo em que preservamos um ambiente seguro do ponto de vista sanitário", afirma o Diretor Geral em exercício. Amauri completa: "Nessa nova etapa, a participação ativa de toda a comunidade na adoção e promoção de medidas, tais como o incentivo à vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social, é fundamental para a superação da pandemia e consequente manutenção das nossas atividades de modo presencial sem eventuais interrupções. Estamos ansiosos pelo reencontro com os nossos alunos e servidores a partir do dia 21."

O Conselho Escolar é composto por representantes da Direção Geral, Acadêmica, Administrativa, equipe técnico-administrativa, professores, alunos, egressos, pais de alunos e da sociedade civil, sendo o órgão colegiado máximo para deliberações em cada campus.

Reunião do CODIR

Antecedendo à reunião do Conselho Escolar do Campus Ipanguaçu, o Colégio de Dirigentes se reuniu na manhã desta quinta-feira (17) para deliberar sobre a orientação que seria dada aos campi relativa ao retorno à presencialidade do ensino. Após avaliação do Parecer 4/2022 do Comitê Covid-19 IFRN, a recomendação foi que todos os campi e a Reitoria retomem as atividades presenciais a partir do dia 21 a partir, no mínimo, da Fase 2 do plano de retomada.

Para mais informações, acesse:

IFRN retoma a presencialidade de aulas e atividades administrativas

Parecer 4/2022 – Comitê Covid-19 IFRN

Vídeo da reunião do CODIR (17/02)

servidores