IFRN Campus Currais Novos participa do Dia de Cooperar

O IFRN Campus Currais Novos participou neste sábado 01/07 do Dia de Cooperar.

Publicada em 03/07/2017 Atualizada há 1 ano

Voluntários explicaram sobre os cursos e entregaram produtos

O “Dia de Cooperar – Dia C”, aconteceu em todo o país neste sábado, dia 01 de julho. Organizado pela SESCOOP RN aqui em Currais Novos este evento acontece anualmente. Um dos objetivos do “Dia C” é promover e estimular a integração das ações voluntárias num grande movimento da solidariedade cooperativista com a realização de diversas atividades sociais. Para Sônia Rocha, Superintendente do SESCOOP RN, o “Dia de Cooperar” é muito importante para o estímulo de ações cooperativistas e solidárias no município. “O trabalho do SESCOOP é transformar a vida das pessoas através destas ações cooperativistas”, disse. Em 2017, o tema do “Dia C” foi “Atitudes simples que mudam o mundo”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP RN), criado em 1999, faz parte do denominado “Sistema S” e integra o Sistema OCB, cabendo-lhe organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional cooperativista para cooperados, empregados de cooperativas e familiares; a promoção social de cooperados, empregados de cooperativas e familiares; e o monitoramento das cooperativas no estado do RN. Nesse sentido, as ações do Sescoop para o fortalecimento das cooperativas englobam capacitação, valorização e melhor aproveitamento dos cooperados e empregados. (fonte: http://sescooprn.coop.br/site/?page_id=7)

O IFRN Campus Currais Novos apresentou no Dia C a divulgação dos cursos ofertados no campus, os produtos que são produzidos na usina, um projeto de extensão de sucesso na área de alimentos e foram entregues produtos feitos por alunos da nossa escola. Foram entregues 100 kits compostos por iogurte, doce de leite e queijo para autoridades (Prefeito, Odon Jr. vice-prefeito, Anderson Alves, vereadores, Rady Dias e Marcos, etc.), personalidades da cidade (como a cantora Ricelle Russ e o empresário Max da Única Master) e para alguns voluntários que estavam trabalhando no evento como Corpo de Bombeiros, Profissionais da Saúde, etc. Foram entregues à população 300 garrafas de 200ml de iogurte de sabores variados; 150 peças de queijo de coalho de 250g e 100 potes de doce de 50g cada. Um total de 1.100 produtos ofertados à população. Os visitantes assistiram as apresentações dos cursos, do projeto e sobre a Usina de Beneficiamento de Leite e receberam uma ficha para receber os produtos. Ana Júlia Guedes do curso integrado em alimentos disse que “O Dia C foi bastante proveitoso. A sensação de contribuir com o próximo é inexplicável”. Thaís Pereira, também do integrado em Alimentos, colocou que “O Dia C foi bastante corrido, mas ao mesmo tempo satisfatório. Saber que estamos ajudando a comunidade é muito bom”. A Coordenadora de Extensão, Cristiane de Brito Cruz, que organizou a equipe de 15 voluntários disse que “O Dia C aconteceu após uma semana bastante movimentada em nossa escola por conta dos jogos Intercampi no qual recebemos mais de 1000 atletas dos 21 campi do IFRN. Alguns voluntários não puderam ir ao Dia C, mas na sexta-feira conseguimos organizar outros alunos que fizeram um esforço extra para finalizar os materiais que divulgamos lá no evento. Agradecemos a todos os estudantes que contribuíram fazendo os flyers e ajudando a explicar os cursos: Bruno, Fernanda, Greyce, Ana Júlia, Thaís, Roberto e Ranúsia. Agradecemos também ao servidor Ramon Araújo que viabilizou a vinda dos produtos e do refrigerador juntamente com os terceirizados Daniel, motorista, e Jerfson que estava lá trabalhando conosco na entrega dos kits. Um agradecimento especial também aos estagiários que trabalharam horas extras para nos ajudar: Fabíola, estagiária de Pedagogia que esteve lá auxiliando Bianca e Emilly, estagiárias da Usina do curso superior Tecnologia em Alimentos que fizeram os produtos e a Emilly por ter ido ao evento e Alinne Louise, estagiária da COEX que auxiliou nos flyers sobre os cursos. Acredito que nossa participação foi ótima e fizemos o melhor dentro das possibilidades. ”

extensao