Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comunicado importante

Diretor Geral divulga comunicado sobre a volta presencial na próxima segunda, 21/02

Publicada em 18/02/2022 Atualizada há 1 ano

Caros colegas,

 

Considerando o parecer da Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 do campus Ceará-Mirim, sobre retorno à presencialidade a partir do dia 21/02/2022, informo que o referido parecer foi acatado na íntegra, de forma que determino o seu cumprimento e divulgação para toda a comunidade acadêmica.

 

A seguir, o Parecer.

 

Atenciosamente,

 

Alan Paulo Oliveira da Silva

IFRN Campus Ceará-Mirim

Diretor-Geral

 


PARECER DA COMISSÃO LOCAL DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 SOBRE RETORNO À PRESENCIALIDADE, A PARTIR DO DIA 21/02/2022:


Caros servidores e alunos,

 

Tendo em vista o parecer do Comitê Central de Enfrentamento à COVID-19, bem como o encaminhamento da reunião conjunta CODIR/COEN acatado pela Reitora em Exercício do IFRN, a Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 do campus Ceará-Mirim, em reunião do dia 18/02/2022, analisou o cenário local com base nos indicadores quantitativos e qualitativos sugeridos pelo Comitê Central, e opina pela retomada de todas as turmas dos cursos do campus às atividades presenciais e retorno das atividades administrativas com 75% da capacidade de cada setor, a partir do dia 21/02/2022, uma vez que:

 

1 – Com a finalização das turmas concluintes, o número total de alunos por turno é igual a aproximadamente 75% da capacidade total do campus por turno.

 

2 – No cálculo acima, ainda não foi possível considerar os números de evasão e trancamentos, de forma que o número total de estudantes por turno será ainda menor do que os 75% da capacidade total por turno.

 

3 – Sendo assim, com o retorno de todas as turmas à presencialidade e retomada das atividades administrativas com 75% da capacidade de cada setor, o campus Ceará-Mirim estaria trabalhando com aproximadamente 75% de sua capacidade total, porém, priorizando as aulas dos estudantes, principalmente daqueles que ainda não tiveram oportunidade de assistir aulas presenciais.

 

A comissão local enfatiza que não é prudente retomar as atividades em um nível de normalidade, uma vez que alguns indicadores ainda apresentam valores preocupantes, apesar de uma tendência de queda nas próximas semanas. Dessa forma, opinamos pela manutenção de horários reduzidos, suspensão de atividades de contraturno e a não exigência do cumprimento da jornada semanal de 20h presenciais para os docentes.

 

Além disso, a comissão local se compromete a realizar ações de orientação e conscientização com toda a comunidade acadêmica, distribuição de máscaras e atuar na fiscalização do cumprimento das medidas de contenção à COVID-19, como o distanciamento social, uso correto de máscaras (tecido, cirúrgica ou PFF2) e álcool em gel. Porém, reforçamos necessidade de toda a comunidade escolar contribuir com esse processo, atuando também como fiscais e conscientizadores da importância do retorno seguro à presencialidade. Opinamos, ainda, que sejam adotadas medidas como faltas disciplinares ou retorno às atividades remotas para os casos em que houver descumprimento das medidas não farmacológicas.

 

Atenciosamente,

 

Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19, do campus Ceará-Mirim

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas