CURSO

Abertas as inscições para o curso Monografia e autoria indígena: encontros e desencontros na interculturalidade

Inscrições até 07/02, pelo SUAP.

Publicada em 31/01/2022 Atualizada há 1 ano

Com a expansão e a democratização do Ensino Superior, viabilizadas por políticas públicas como o REUNI e o sistema de cotas, o perfil dos estudantes de graduação mudou, uma vez que passaram a integrar o espaço universitário grupos da sociedade que, historicamente, tiveram seu acesso negado, dentre os quais os indígenas.

Contudo, as políticas de acesso não são suficientes para mitigar os obstáculos por quais esses alunos passam, sobretudo em decorrência da sobreposição dos saberes acadêmicos em relação aos saberes tradicionais da comunidade a que eles pertencem. Essa dificuldade, em especial, pode ser observada durante a produção da monografia, gênero textual mais requisitado na graduação como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Diante disso, o curso “Monografia e autoria indígena: encontros e desencontros na interculturalidade” tem como objetivo contribuir com a construção de monografias, considerando seus aspectos discursivos, retóricos e linguísticos, por graduandos matriculados em cursos do IFRN e autodeclarados indígenas.

O curso, que será conduzido por Dayveson Pereira, professor de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Ceará-Mirim, ocorrerá de forma remota, sempre às terças-feiras, com momentos síncronos e assíncronos, a partir do dia 08 de fevereiro, às 19h. Serão, ao todo, 8 encontros síncronos e 7 momentos assíncronos. No final, será gerado um certificado de participação para quem atingir, ao menos, 80% de presença.

servidores