Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETO DE EXTENSÃO DO CAMPUS CANGUARETMA

PROJETO TRILHAS DO CATU

Campus Canguaretama realiza ação de extensão em comunidade indígena

Publicada em 18/09/2014 Atualizada há 1 ano

Trilhas do Catu

Na última sexta-feira, 12/09, o projeto de extensão coordenado pela professora Creusa Ribeiro desenvolveu uma importante ação na aldeia indígena "Catu dos Eleoterios".
Logo ao amanhecer a equipe do projeto se reuniu no campus Canguaretama e seguiu rumo à comunidade que, conforme planejamento prévio, já estava mobilizada, aguardando a chegada dos alunos e servidores do IFRN para seguir caminho pela trilha ecológica e tradicional da comunidade. Era hora de pisar nos rastros dos antepassados indígenas, lugar onde caçavam, pescavam e coletavam para manutenção da sobrevivência familiar. Nesse tempo pretérito "caminhar na mata", como os indígenas falam, eram momentos que faziam parte da rotina diária da comunidade e, espaço principalmente para o aprendizado das crianças com os mais velhos. 
A atividade durou todo o dia. Os participantes almoçaram na trilha e ao final do dia estavam satisfeitos com os resultados do trabalho realizado. Participaram da ação servidores municipais da Escola Indígena João Lino e da Escola Alfredo Lima, demais indígenas da comunidade, alunos e servidores do campus.     
A iniciativa é uma das etapas do projeto: SUSTENTABILIDADE E IDENTIDADE INDÍGENAS: UM ROTEIRO PELAS TRILHAS DO CATU aprovado pelo Edital 01/2014-PROEX e visa reativar a trilha em benefício da comunidade. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas