Saberes Indígenas

Projeto Saberes Indígenas é coordenado pelo Campus Canguaretama no RN

Ação escolar promove a união de conhecimentos culturais e acadêmicos em prol da melhoria da educação

Publicada em 04/11/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O projeto Saberes Indígenas na Escola é um programa que visa realizar a formação continuada de professores nas comunidades indígenas. Administrada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), essa ação conta com a parceria de universidades e institutos para que possa contribuir com a construção e fornecimento de recursos didáticos e pedagógicos que atendam às necessidades de cada localidade.

No Rio Grande do Norte, o IFRN – Campus Canguaretama é responsável pelo desenvolvimento desse projeto. Assim, através do Coordenador Geral, professor Márcio Maia; do Coordenador Adjunto, professor Alysson Melo, e das supervisoras Gracielle Farias e Sayuri dos Santos, o instituto atua em 3 núcleos no estado:

- Amarelão: reúne as comunidades indígenas potiguaras Caboclos, Assu, Amarelão, Assentamento Santa Teresinha e Serrote;

- Tapará: abrange os indígenas Tapuia;

- Catu: engloba as comunidades do Catu e do Sagi.

A partir de encontros de formação de professores, a ação é orientada pelo diálogo entre o instituto e os núcleos indígenas, estes últimos representados por formadores pesquisadores e conteudistas, através dos quais há o compartilhamento dos saberes acadêmicos e culturais, de modo a produzir materiais  didáticos e paradidáticos voltados, principalmente, ao letramento e numeramento na educação dos alunos.

Somado a isso, por meio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), alguns estudantes do Campus Canguaretama já participam do programa, desempenhando atividades relacionadas ao ensino de professores que trabalham nesses núcleos.

De acordo com o coordenador Márcio Maia, Saberes Indígenas na Escola é um projeto muito importante para ambas as comunidades, já que possibilita uma maior proximidade do Campus às atividades indígenas e permite uma construção coletiva do conhecimento.

extensao