Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Projeto Despertando o Índio nas Escolas

Primeira etapa do projeto ocorreu no Campus Canguaretama na última quarta-feira, 27/05.

Publicada em 29/05/2014 Atualizada há 1 ano

O Campus Canguaretama recebeu nessa terça-feira (27/05) a primeira etapa do projeto: "Despertando o Índio nas escolas do Rio Grande do Norte: Jepuruvô Arandú (tradução: Utilizando Sabedoria)". O projeto visa garantir a aplicação da Lei Federal 11.645/08, promovendo uma reflexão e estimulando a valorização da realidade etnocultural, da história, da cultura e principalmente da contemporaneidade indígenas no RN e no Brasil entre professores, pesquisadores, educadores e gestores das secretarias municipais de educação.
Serão realizados sete seminários, sendo seis municipais e um estadual no sentido de unir esforços para a informação, debate e reflexão sobre como garantir que a lei saia do papel e seja aplicada nas escolas. Há uma preocupação também sobre a elaboração de material didático e formação pedagógica para os docentes das redes municipais e estadual. Inicialmente o projeto abrange os municípios onde há grupos indígenas em processo de autoafirmação e reconhecimento identitário os quais, Goianinha, Canguaretama, Baía Formosa, Assu, João Câmara e Macaiba.
O projeto foi contemplado com o Edital "Culturas indígenas" através da Associação Comunitária Mendonça do Amarelão e conta com a coordenação de integrantes do Grupo Paraupaba, Museu Câmara Cascudo - UFRN, APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) essa primeira etapa contou com parceria do IFRN Campus Canguaretama.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas