Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETO

Projeto de extensão reúne autoridades municipais no Campus Canguaretama

Publicada em 03/08/2015 Atualizada há 1 ano, 2 meses

No último dia 28 de julho o IFRN, Campus Canguaretama, se reuniu com autoridades municipais de Canguaretama para apresentar o projeto de extensão “Hoje é dia de feira: trabalhando a feira livre como atrativo turístico-cultural”, coordenado pela professora de Geografia do Campus, Gilene Moura Cavalcante de Medeiros. O objetivo desse projeto é fomentar a transformação de feiras livres em atrativo turístico-cultural, a partir da sensibilização dos agentes envolvidos, em relação às questões de cunho ambiental e econômico-culturais, dando suporte, assim, à promoção do turismo e ao desenvolvimento local. O projeto também tem a pretensão de disseminar um modelo de turismo de base comunitária, que procura envolver a população citadina de maneira mais direta, valorizando suas práticas sociais no espaço. Entre os temas abordados destacam-se noções de qualidade ambiental, sustentabilidade, empreendedorismo e Boas Práticas de Fabricação (BPF) no setor alimentício, além de participação social, associativismo e cooperativismo.

Na ocasião estiveram presentes na reunião membros da equipe da prefeitura de Canguaretama, incluindo a prefeita Maria de Fátima Borges Marinho, Eliezer Geraldo Freire – da Secretaria Municipal de Tributação, Finanças e Planejamento, José do Egito Oliveira – da Secretaria de Turismo, Mára Lívia Piacezzi – da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, João Genuíno de Oliveira Neto – da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura – e servidores das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde. Além destes, representantes da sala do empreendedor do SEBRAE, membros do Conselho Municipal de Despendimento Sustentável e Solidário – CMDS, membros do Território Agreste Litoral Sul, Emater, UFRN/MDA.

O Diretor Geral do Campus Canguaretama, Valdelúcio Ribeiro, destaca ainda que a reunião funcionou também como um importante veículo de interlocução entre a sociedade civil organizada e o executivo municipal.

Com o apoio da coordenação de extensão do campus, representada pelo professor Flávio Ferreira, o projeto é financiado pela Pró-reitoria de Extensão, envolvendo dois alunos bolsistas do curso técnico em Eventos (Ana Lúcia Silva e Vandregefson Arcanjo), além de servidores colaboradores (Alysson Melo; Darlyne Fontes; Wagner Fernandes; Ana Neri Justino; Márcio Bezerra; Valdelúcio Ribeiro; Rafaela Bezerra e Flávio Ferreira).

Entre os resultados esperados podem ser destacados: a sensibilização dos agentes acerca das questões envolvendo a melhorias das condições sanitárias e ambientais na feira (visualizadas pelas práticas no local); a promoção da cultura do empreendedorismo e a emergência de elementos inovadores na feira, além de um plano de ações a ser entregue aos agentes, ao final da execução do projeto.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas