RECONHECIMENTO
Programa Saberes Indígenas na Escola
Representantes do Campus Canguaretama participaram de reunião em Brasília.
Publicada em 12/09/2014 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Ocorreu no Ministério da Educação em Brasília, nos dias 09 e 10 de setembro, a reunião de trabalho com a rede que compõe o Programa "Saberes Indígenas na Escola". O programa é uma Política Pública federal de iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/ MEC/ FNDE), desenvolvida através da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI).
O IFRN Campus Canguaretama participou como executor e representante da Sede do programa no estado do Rio Grande do Norte e articulador de outros núcleos na região Nordeste. A reunião, convocada pela SECADI - CGEEI, teve como objetivo discutir com as instituições, que formam a Rede de Instituições de Ensino Superior - RIES, as etapas de implementação do "Saberes Indígenas na Escola" e socializar a construção do Manual do programa. Houve também momentos formativos com palestras voltadas às abordagens, tendo como foco o letramento e o numeramento.
O programa objetiva promover a formação continuada de professores indígenas que atuam na educação básica; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e especificidades de cada etnia indígena.
- Palavras-chave:
- extensao