Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NOTA INFORMATIVA

Nota Informativa do Campus Canguaretama

Esta nota visa trazer esclarecimentos sobre o retorno das atividades

Publicada em 03/07/2020 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Diante do contexto da pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde e em conformidade com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, as aulas presenciais foram suspensas em 17 de março de 2020, em todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A adoção dessas medidas externa a preocupação em garantir o direito à vida e à saúde, principalmente, de nossa comunidade acadêmica composta por discentes, servidores, funcionários terceirizados e toda a população que frequenta o Instituto.

 

Ações para enfrentamento do novo coronavírus

 

De imediato, toda a comunidade que compõe o IFRN destinou seus esforços para implementar alternativas que pudessem colaborar com as autoridades municipais e estaduais no enfrentamento da pandemia como também amenizar os impactos da COVID-19 para a população potiguar, em especial, para seus membros em situação de vulnerabilidade social.

Para tanto, foram desenvolvidos inúmeros projetos e ações, entre eles: doação de alimentos a estudantes e a comunidades em situação de vulnerabilidade social; produção e distribuição de materiais e equipamentos para a área da saúde; desenvolvimento de sites e plataformas para disseminação de informação e orientação sobre a COVID-19; apoio psicológico à comunidade acadêmica; promoção de eventos online; capacitações; desenvolvimento de pesquisas e relatórios com foco no enfrentamento e retomada de atividades pós-pandemia.

 

Sobre a adoção de aulas online ou ensino remoto

 

Apesar de o calendário ter sido suspenso em 20 de março de 2020, é importante destacar que diversas atividades acadêmicas (videoaulas, lives, orientações virtuais, eventos online, estudos dirigidos, reuniões com os integrantes de projetos de pesquisa/extensão) continuaram sendo promovidas por nossos docentes. São atividades pedagógicas direcionadas à participação dos estudantes, demonstrando, mais uma vez, o compromisso social de nossa Instituição em momento tão delicado.

Ressaltamos que essas atividades não serão contabilizadas na carga horária discente, em decorrência das dificuldades de acesso aos meios tecnológicos necessários para o acompanhamento de atividades online. Para comprovar tal fato, trazemos os dados do questionário socioeconômico aplicado pelo IFRN no momento da matrícula escolar, pois aproximadamente 64% dos alunos afirmaram não possuir computador de mesa (desktop) em casa; enquanto 43% disseram que não possuíam notebook. Além disso, 36% deles relataram não ter acesso à internet diariamente.

Esses dados evidenciam também que o acesso à internet pelos estudantes ocorre principalmente por smartphones – recurso que pode ser insuficiente para o ensino remoto ou a distância. Ainda mais preocupante foi a constatação de que aproximadamente 6% dos discentes declararam não possuir sequer aparelho celular, ficando, assim, totalmente desassistidos do processo de ensino-aprendizagem.

Assim, atentos à evolução da pandemia no Brasil e no Estado do Rio Grande do Norte, zelando por nosso compromisso pedagógico, pela segurança e saúde públicas, foi iniciada uma pesquisa em junho de 2020, ainda em curso, junto aos nossos alunos para um diagnóstico atualizado sobre as condições de acesso dos estudantes às Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) como internet, aparelho celular, desktop, notebook, tablet. A referida pesquisa abordou também o ambiente de estudo e as demandas de trabalho de mais de 40 mil estudantes.

Com base nos resultados (da pesquisa em andamento) e amparados pelas orientações normativas do Ministério da Educação[1] e do próprio IFRN[2], será possível identificar um perfil atual de nosso aluno e quais estratégias serão necessárias para o retorno das aulas de forma a promover a inclusão e a prevalência da efetivação da função social da Instituição. Todas essas ponderações já estão sendo avaliadas por uma equipe de professores e de servidores técnico-administrativos de diferentes setores e áreas do conhecimento do Campus Canguaretama.

Por meio da Portaria Nº 140/2020 - DG/CANG/RE/IFRN foi composto o Cômite Local de Enfrentamento à COVID-19 o qual tem desenvolvido o planejamento e a implementação de ações para retomada das atividades acadêmicas no âmbito do campus.

 

Sobre a possibilidade de retorno presencial

 

Desde o início da pandemia, foi organizado um Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFRN, com representantes de todos os campi. Os trabalhos dessa comissão resultaram no Plano de Contingência do IFRN para enfrentamento ao novo coronavírus, publicado em junho de 2020.

A partir deste plano, foram organizadas comissões locais com o objetivo de mapear as ações necessárias à adoção dos protocolos que delinearão um retorno gradual de nossas atividades acadêmicas presenciais. Sobre os protocolos de segurança, estão inclusas: adoção de barreiras sanitárias, barreiras físicas e barreiras químicas que visam à proteção da comunidade, considerando, especialmente, as especificidades de cada grupo que a compõe.

Para a implantação dessas barreiras, há necessidade de uma reorganização dos espaços para garantir o distanciamento mínimo obrigatório entre as pessoas em todos os ambientes do Instituto; de aquisição de equipamentos e insumos; de adoção de protocolos de higienização rigorosos e o dimensionamento dos recursos humanos necessários para as ações de controle, orientação e vigilância dos usos dos espaços e de equipamentos de segurança (máscara, por exemplo). Ressalta-se ainda a necessidade de protocolos de segurança direcionados ao transporte público que auxilia nossos estudantes.

Reforçamos nosso compromisso social junto à população potiguar, nosso enfrentamento em relação aos efeitos desta pandemia, destacando o zelo em nossas análises e ações ao lado dos outros 20 campi que constituem o IFRN, assegurando o respeito à vida, à saúde e à segurança de todos ao mesmo tempo em que passamos por mudanças em nossa gestão sistêmica. Por fim, nós que formamos a comunidade do Campus Canguaretama lamentamos profundamente mais de 30 mil casos e mais de mil óbitos confirmados por COVID-19 no RN, sendo 10 no município de Canguaretama.



Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas