Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mapeamento de trilhas da microrregião do litoral sul.

Municípios de Senador Georgino Avelino e Arês recebem projeto do Grupo de Turismo do IFRN-Canguaretama

Campus Canguaretama do IFRN alavanca o desenvolvimento regional

Publicada em 23/09/2014 Atualizada há 1 ano, 8 meses

Na manhã de segunda-feira (22/09), os municípios de Senador Georgino Avelino e Arês receberam os grupos de turismo e de geografia do IFRN-Canguaretama para a realização de mais uma etapa do projeto de mapeamento de trilhas da microrregião do litoral sul.

O projeto de mapeamento de trilhas da microrregião do litoral consiste numa proposta de, como o próprio título sugere, mapear as principais trilhas dessa região para o fortalecimento do turismo local. Constituem alvos aquelas trilhas que apresentam relevante potencial turístico. Além disso, também é apresentado como foco da ação o processo de orientação e acompanhamento dos gestores locais em fases que perpassam desde a concepção até a implementação de infraestrutura básica para visitação nas trilhas mapeadas, culminando, ainda, no desenvolvimento de catálogo promocional destas trilhas por parte da equipe de turismo.

No município de Senador Georgino Avelino, o grupo do IFRN-Canguaretama composto por turismólogos e geógrafa foi recebido pelos secretários municipais de turismo e do meio ambiente. No encontro, o secretário de turismo, Odélio Inácio, reiterou o interesse pela proposta e pelo desenvolvimento turístico sustentável do município, firmando, dessa maneira, compromisso de continuidade do projeto em seu município em parceria com o grupo de turismo do IFRN-Canguaretama. Já em Arês, o grupo foi recebido por equipe técnica constituída pelos coordenadores de turismo e de cultura, Luana Santos e Ricardo Costa, respectivamente. Sendo a primeira profissional formada pelo próprio IFRN. Na tarde de atividades, foram estabelecidas algumas ações a serem implementadas para a estruturação da trilha da Ilha do Flamengo que, além do caráter paisagístico e de aventura, traz consigo passagens marcantes da presença holandesa em território potiguar.

 

Este projeto é mais uma ação desenvolvida pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do IFRN-Canguaretama em parceria com a Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Eventos e a Coordenação da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo (Em processo de implantação) do mesmo campi. Além disso, esse esforço em prol do desenvolvimento do turismo na região conta com o apoio dos dez municípios da microrregião, como também da Diretoria Acadêmica e Diretoria Geral do Campus Canguaretama. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas