Egresso publica artigo em periódico sobre letramento digital e apoio a escolas

Estratégia pode ser adaptada em outros campi com baixo investimento

Publicada em 06/05/2021 Atualizada há 1 ano

O artigo publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária apresenta uma trajetória extensionista para introduzir crianças em vulnerabilidade socioeconômica nos passos iniciais do letramento digital e apoiar escolas.

Essa trajetória começa na articulação com a escola parceira, seguida da manutenção de computadores e rede de dados em seu laboratório de Informática, culminando na entrega de um curso de letramento digital para crianças na escola delas.

O artigo descreve uma pesquisa-ação junto à Escola Municipal José de Carvalho e Silva, em Canguaretama/RN, detalhando o trabalho de estudantes do curso técnico integrado em Informática do campus Canguaretama e a formação didático-pedagógica deles(as), por parte de estudantes da Licenciatura em Informática do campus Natal-Zona Norte.

O autor principal do artigo é Simeone Gregório dos Santos, egresso de Informática do campus e graduando em Letras-Língua Portuguesa na UFRN, que atuou no projeto de extensão "Informatização Social". Nas palavras dele, "sinto-me honrado por ter participado durante três anos com uma equipe competente no projeto, e essa publicação consolida minha intenção de mostrar como é viável favorecer a inclusão digital de pessoas em vulnerabilidade social e apoiar escolas públicas do nosso estado”. Desde 2015, o projeto “Informatização Social” já beneficiou 120 crianças e adolescentes com letramento digital em 4 escolas de Canguaretama, Goianinha e Nísia Floresta, com resultados descritos em 9 trabalhos publicizados em eventos e periódicos regionais, nacionais e internacionais, além de 6 relatórios de prática profissional.

A edição 2021 será executada com adaptações diante da pandemia.

Leia o artigo completo

Saiba mais sobre o projeto Informatização Social