Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Divulgação de encerramento de Projeto do Nepp

NEPP do eixo Hospitalidade, Lazer, Turismo e Eventos conclui projeto contemplado em 2020.

Publicada em 08/03/2021 Atualizada há 1 ano

Arte do projeto

O Projeto de Extensão intitulado “O Curso de Eventos vai à escola: Uma proposta de sensibilização sobre a temática indígena nas Escolas Públicas Municipais de Canguaretama/RN”, selecionado por meio do edital n°04/2020-PROEX/IFRN-NEEPs e realizado com o financiamento da Pró- Reitoria de Extensão do IFRN foi concluído com a defesa dos Relatórios de Conclusão de Curso dos integrantes da equipe, composto por discentes do Curso Técnico Integrado em Eventos do IFRN - Campus Canguaretama, sob a coordenação da docente Paula Wabner Binfare, também coordenadora do NEPP (Núcleo de Extensão e Prática Profissional), do Campus Canguaretama, ao qual este Projeto de Extensão está vinculado.

O objetivo principal do projeto foi promover a sensibilização a respeito da temática indígena em ambiente escolar, especificamente em turmas entre o 6º e o 9º ano, das escolas públicas municipais da cidade de Canguaretama/RN.
Para execução do projeto, os membros do NEPP/2020 (por dois discentes bolsistas e quatro discentes voluntários), se dividiram em duas equipes: a primeira composta por Isly Caroline Venceslau dos Santos, Rian Soares de Mendonça e Samara Coutinho Freire e a segunda composta por Matheus dos Santos Silva, José Matheus Barbosa e Larissa Mendes Euflausino. A divisão foi feita a fim de contemplar mais de uma escola e com isso propor uma sensibilização que abrangesse um maior número de alunos, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa.

Vale ressaltar que o presente relatório foi contabilizado como prática profissional, requisito necessário para a conclusão do curso Técnico Integrado de Nível Médio em Eventos do IFRN – Campus Canguaretama.

O ensino da História e da Cultura Indígena nas escolas está regulamentado por uma Lei Federal. Trata-se da Lei nº 11.645/2008 que cria a obrigatoriedade desse estudo nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio do país. Embora se saiba que não há como desconsiderar a forte presença da cultura indígena no Brasil, ainda há diversos problemas relacionados à ausência da prática dessa lei.


Por isso, notou-se a necessidade de promover a sensibilização sobre o estudo da diversidade étnico-racial, para proporcionar a visibilidade indígena na região. O relatório explicará, de forma detalhada, todo o processo da elaboração da proposta de sensibilização de acordo com as ações, as metas e o resultado. No final, foram elencadas sugestões de melhorias para uma equipe vindoura que poderá dar continuidade ao projeto, desenvolvendo e executando a ação de sensibilização proposta.


Em decorrência da pandemia do COVID-19, foi necessário fazer adaptações nas metas originais do projeto, principalmente no que se referiu à sensibilização propriamente dita, que, a princípio, seria realizada em oficinas. Para contemplar o objetivo do projeto, em um período de trabalho remoto, as metas sofreram adaptações, para dar viabilidade à continuidade do projeto. Assim, foram realizadas remotamente: a ambientação, a integração e o treinamento da equipe; a interlocução com a comunidade escolar; a História oral com os professores e por fim a proposta de Sensibilização. As mudanças foram feitas para a segurança da equipe e dos alunos e para garantir a maior eficácia do projeto em seu principal objetivo: sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da Cultura Indígena.

O relatório intitulado RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO “O CURSO DE EVENTOS VAI À ESCOLA: UMA PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CANGUARETAMA/RN”, traz a contextualização da temática, bem como as descrições e análises das atividades executadas para atingir as metas propostas. As equipes também enfatizam . as experiências vivenciadas pelo grupo em um cenário de pandemia, relatando as oportunidades e os desafios encontrados no decorrer do projeto e finalizam com duas propostas de sensibilização de deverão ser executadas junto ao público alvo tão logo seja possível o retorno dos trabalhos presenciais.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas